Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2012 agosto Professor da UTFPR ministra palestras técnicas sobre Manejo e Fertilidade dos Solos

Professor da UTFPR ministra palestras técnicas sobre Manejo e Fertilidade dos Solos

Atendendo ao convite da Cooperativa Agropecuária Sudoeste – Coasul, o Prof. Luís César Cassol da UTFPR – Câmpus Pato Branco, participou, entre os dias 17 de julho a 03 de agosto, de palestras técnicas sobre Manejo e Fertilidade dos Solos em 10 municípios do Sudoeste do Paraná (São João, Chopinzinho, Rio Bonito do Iguaçu, São Jorge D'Oeste, Bom Sucesso do Sul, Renascença, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Verê e Francisco Beltrão).

As referidas palestras foram proferidas pelo Prof. Luís César Cassol tendo atingido um público superior a 500 produtores rurais em todos os encontros. Estas tiveram como objetivo discutir práticas agrícolas adotadas nas propriedades e o resultado das mesmas em termos de conservação e fertilidade dos solos.

O professor Cassol, contou que as palestras tiveram uma ótima receptividade por parte do público presente, especialmente pelas reflexões realizadas a cerca de práticas agrícolas consagradas, como o plantio direto, por exemplo, “Procuramos mostrar que esse sistema pode ser melhorado e que resultados positivos somente aparecerão em caso de uso das técnicas corretas. Um plantio direto consolidado pode reduzir o uso de fertilizantes e corretivos, refletindo-se em maior lucratividade para o produtor”.

Também foram abordados temas relativos a integração lavoura-pecuária e ao uso de cama de aviário como fertilizante para as culturas. De acordo com o professor Cassol qualquer prática de manejo deve ser adotada com base em critérios técnicos, “discutimos o correto manejo das pastagens a fim de não prejudicar o solo, a planta e o animal, além do uso adequado da cama de aviário, insumo de grande disponibilidade regional e baixo custo, de forma a manter o equilíbrio nutricional e evitar a contaminação das águas superficiais e de subsuperfície”.

Todos os temas abordados nessa série de palestras foram sugeridos pelo Departamento Técnico da Coasul que também participou de um curso sobre fertilidade do solo com o professor Cassol, o qual foi realizado em São João, sede da cooperativa, no dia 13 julho.