As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2012 agosto Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Projeto da UTFPR recompõe computadores e realiza doação para Instituição de Ensino

A UTFPR – Câmpus Pato Branco promoveu uma ação de recomposição de computadores, que visou coletar equipamentos que não são mais úteis para instituições, empresas e pessoas físicas, mas que estavam em boas condições de uso, para serem consertados e reaproveitados com o intuito de compor laboratórios de informática fazendo uma doação para Instituições de Ensino e Assistenciais.

A atividade consistiu em utilizar peças de dois ou mais computadores de forma a montar um computador. Nesses computadores recompostos, foram instalados o sistema operacional Linux e aplicativos que são de uso livre e gratuito.

Esta ação foi mais uma atividade realizada pelo Projeto de Inclusão Digital, aprovado no Edital 001/2011, do Ministério das Comunicações, dos professores da Área de Informática do Câmpus Pato Branco, Coordenado pelos professores Beatriz Borsoi e Fábio Favarim.

A partir dos conhecimentos adquiridos no projeto como a realização de cursos de Montagem e Manutenção de Computadores, Linux e de Redes de Computadores, os alunos envolvidos auxiliaram na recomposição dos computadores, instalação dos aplicativos e disponibilização dos mesmos em rede.

A doação de 8 computadores, foi realizada no dia 1° de agosto, e a Instituição beneficiada foi a Escola Municipal Antônio Cadorin. Esses computadores foram remontados a partir de aproximadamente 30 computadores doados pela empresa Atlas indústria de Eletrodomésticos Ltda. A doação dos computadores permitiu à Escola incrementar o laboratório já existente, assim como disponibilizar computadores para professores prepararem suas aulas e também computador na biblioteca.

Estão previstas outras duas doações, sendo 20 computadores para o Colégio Estadual de Pato Branco (PREMEN) e 6 computadores para a Escola do Bairro Planalto (CAIC). Estes são oriundos da própria UTFPR e foram recompostos a partir de cerca de 80 computadores que não estavam mais em condições de uso pela universidade.

Para o professor Fábio Favarim, a atividade contribui para que a Universidade exerça seu papel em relação à responsabilidade social, que é contribuir para o desenvolvimento sustentável e a inclusão da comunidade na qual se insere. “A inclusão é componente da cidadania que também é exercida pelo acesso à informação que as tecnologias podem prover. A inclusão digital está vinculada ao mercado de trabalho pelo seu amplo uso em todas as atividades realizadas”. “A recomposição de computadores possibilita que equipamentos não mais utilizados por empresas, por exemplo, possam ter uma sobrevida como agentes de inclusão e de geração de oportunidades de trabalho. A atividade de recomposição de computadores, além de reduzir o lixo eletrônico e de prover o descarte adequado do que efetivamente não possui mais condições de uso, é uma oportunidade para os alunos da área de Informática da UTFPR, Câmpus Pato Branco, consolidar o eixo extensão, com o viés de inclusão digital e social”.

Favarim avalia positivamente a iniciativa, declarando: “Com a realização dessa atividade aos alunos é oportunizado o aprendizado técnico (pelo vínculo de teoria e prática) e de formação humana (pela realização de ações inseridas em um contexto social de contribuir para o aprendizado e a melhoria das condições de vida do outro). É desafiador, mas muito realizador e gratificante para o corpo docente e discente do curso e para a própria Universidade”, conclui o professor.

Doação de computadores para a Escola Municipal Antônio Cadorin