PROFMAT 2013

Mestrado Profissional em Matemática abre inscrições para processo seletivo

Teve início nesta segunda-feira, 28, e seguirão até o dia 02 de julho, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso para ingresso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, em março de 2013.

O PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

Tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

O PROFMAT é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. As aulas são realizadas às sextas-feiras, no período da tarde e da noite.

O Pólo da UTFPR – Câmpus Pato Branco está ofertando 15 vagas para a turma 2013, das quais 80% das vagas (12 vagas) são destinadas para os professores das redes públicas de Educação Básica que atuem na docência de Matemática (todos com direito à Bolsa de estudos no valor de R$ 1.200) e 20% (três vagas) são destinadas para os portadores de diploma de curso superior, devidamente registrados no Ministério da Educação ou estudante de curso superior com conclusão prévia no ato da matrícula, devidamente comprovada perante a respectiva Instituição Associada.

As inscrições deverão ser realizadas pela internet e será cobrada uma taxa de R$ 43,00. Outras informações como grade do curso e cronogramas mais atualizados podem ser encontradas no Edital, disponível no endereço: http://www.profmat-sbm.org.br.

A expectativa para este ano, segundo o Coordenador Local do Programa, Prof. Fredy Maglorio Sobrado Suárez, “é de termos um número de inscritos igual ou superior ao número de inscritos do ano passado, que totalizou 243 candidatos inscritos para 15 vagas”.

Contato dos responsáveis do PROFMAT:

- Coordenador Institucional: Prof. Dr. Luiz Claudio Pereira. E-mail: lcpsmn@bol.com.br.

- Coordenador do PROFMAT-UTFPR Pólo Pato Branco: Prof. Dr. Fredy Maglorio Sobrado Suárez. E-mails: fredy@utfpr.edu.br e/ou profmat-pb@utfpr.edu.br.