Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Convênio

Tractebel Energia e UTFPR assinam convênio para desenvolvimento de projeto de novas tecnologias

No dia 29 de outubro de 2012, foi assinado o convênio entre a Tractebel Energia e a UTFPR, relacionado ao Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento coordenado pelo professor Jean Carlos Cardozo da Silva (UTFPR) e gerenciado pelo Engenheiro Erlon Vagner da Silva (Tractebel).

O projeto, intitulado “Sistema de monitoração de temperatura em geradores elétricos de alta potência empregando técnicas de sensoriamento óptico distribuído e quase-distribuído”, segue as regras pré-definidas pela Agência Nacional de Engenharia Elétrica - ANEEL e conta com a participação de professores, técnico-administrativos, doutorandos e mestrandos dos Câmpus Pato Branco e Curitiba, e de colaboradores da Tractebel Energia.

O projeto possibilitará o desenvolvimento de novas tecnologias que serão empregadas no sistema de geração de energia elétrica das Usinas Hidrelétricas da Tractebel Energia. Os recursos para execução do projeto somam mais de 3 milhões e serão empregados na aquisição de equipamentos, material de consumo, participação em eventos nacionais e internacionais, visitas técnicas em empresas e institutos nacionais e internacionais, pagamentos de bolsas e taxa de mobilização e administrativa para a UTFPR e FUNTEF.

O sistema de monitoração resultante será instalado nas usinas hidrelétricas Salto Osório e Salto Santiago. O coordenador Jean Carlos Cardozo da Silva afirma que, “este projeto possibilitará o desenvolvimento de um sistema de medição de alta tecnologia com depósitos de patentes e formação de recursos humanos altamente qualificados em nível de mestrado e doutorado”.

Jean Carlos, que também é Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus, ressalta que "este projeto foi possível com a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE e seus laboratórios e recursos humanos, consolidados nos últimos anos, através de trabalhos científicos gerados pelos Grupos de Pesquisa “Engenharia de Sistemas Optoeletrônicos”, liderado pelos professores Jean Carlos Cardozo da Silva e Cicero Martelli, e “Dispositivos Fotônicos e Aplicações”, liderado pelo professor Hypolito José Kalinowski".