Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2012 Novembro Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Teste gratuito de HIV será realizado no Câmpus Pato Branco, dia 29/11, em parceria com o COAS

A UTFPR – Câmpus Pato Branco juntamente com o Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos - CIMCO, em parceria com Centro de Orientação e Apoio Sorológico - COAS, realizará no dia 29 de novembro, o Teste rápido de HIV, gratuitamente, a todos que tiverem interesse.

A iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”, uma iniciativa do Ministério da Saúde, lançada na terça-feira (20), e que está acontecendo em todo o país em parceria com os estados e municípios.

Para a Mobilização Nacional, o Ministério da Saúde enviou às capitais 386.890 testes rápidos para HIV, 182.500 para sífilis, 93 mil para hepatite B e 93 mil para a C. No total, foram 755.390 unidades de insumos, conforme a solicitação de cada Estado. Os testes rápidos para diagnóstico de HIV/AIDS, hepatites e sífilis estão disponíveis, gratuitamente, em toda a Rede Pública de Saúde.

Em Pato Branco, a Secretária Municipal de Saúde, através do Coas, organizou uma equipe que vai realizar várias atividades em parceria com algumas entidades, como a UTFPR, Sesc, Núcleo Regional de Educação e a 7ª Regional de Saúde.

Inicialmente as ações servem para mostrar à comunidade acadêmica e externa sobre o fenômeno e o processo de crescimento de pessoas que ainda convivem com a possibilidade de adquirir a AIDS, seja por falta de informação ou por haver ainda uma resistência aos métodos preventivos”, declara a Assistente Social Ivana Aparecida Weissbach Moreira, membro do grupo CIMCO.

No Câmpus Pato Branco, entre as ações que serão desenvolvidas, será afixado na entrada da Universidade, próximo ao trevo de acesso ao Câmpus, um laço vermelho, símbolo universal do combate e prevenção à AIDS. No dia 29, será realizada a distribuição de preservativos (camisinhas) nos três períodos (matutino, vespertino e noturno), com a colaboração e apoio dos membros do grupo CIMCO.

Transcorrerá ainda, a divulgação, através de banners e faixas alusivas ao movimento, de forma a sensibilizar e despertar para a importância da adoção de métodos preventivos às doenças.

Com a intensificação de ações e movimentos de mobilização, na perspectiva da informação e divulgação, o Programa CIMCO estima atingir o maior número possível de pessoas, com o objetivo de que os dados estatísticos sejam cada vez menores de pessoas afetadas pela síndrome e, ao mesmo tempo, tenham conhecimentos e a conscientização dos métodos e das formas de acesso à informações e prevenção.

Os testes a serem realizados na UTFPR, acontecerão na Sala de Reuniões da Diretoria-Geral, no bloco B, das 8h30min às 11h30min e das 18h30min às 21h30min.

O CIMCO informa, também, que os testes serão realizados por Enfermeiras do COAS.

Painel da Campanha da Luta Contra a AIDS, no pátio do Câmpus PB, para a distribuição de preservativos

Painel da Campanha da Luta Contra a AIDS, no pátio do Câmpus PB, para a distribuição de preservativos