Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2012 Novembro Inauguração - 10 de novembro

Inauguração - 10 de novembro

Assentamento Nova Aurora é contemplado com Laboratório de Informática. Projeto de Inclusão Digital para a Juventude Rural
Inauguração - 10 de novembro

Diretora Geral da UTFPR e o Presidente da Coopertradição no descerramento da Placa Inaugural

A UTFPR – Câmpus Pato Branco realizou, no último sábado, dia 10 de novembro, a inauguração do Laboratório de Informática, que integra o Projeto de Inclusão Digital para a Juventude Rural, no Assentamento Nova Aurora, em Abelardo Luz – SC.

O projeto é uma iniciativa de um grupo de professores dos Departamentos Acadêmicos de Informática e de Ciências Agrárias do Câmpus Pato Branco, que foi contemplado através do Edital 001/2011, financiado com recursos provenientes do Ministério das Comunicações. A concretização do projeto se deu  em uma construção junto à sede da Comunidade no Assentamento Nova Aurora, no Município de Abelardo Luz – SC e atenderá também os residentes na Vila Rural, no Município de Clevelândia – PR. Essa construção passou por reformas e adequações, contando com a parceria da Cooperativa Agropecuária Ltda. (Coopertradição), que custeou as despesas e da própria comunidade na realização dos serviços.

Os recursos do projeto possibilitaram a instalação de computadores, impressora, mobiliários e da infraestrutura de rede cabeada e, também, de rede sem fio no laboratório. Também está sendo provido acesso à Internet com largura de banda de 3Mbps, via rede sem fio.

A UTFPR realizará o projeto de extensão, oferecendo aulas de informática, monitoradas por acadêmicos bolsistas dos cursos de Engenharia de Computação e Agronomia, do Câmpus Pato Branco. As aulas já iniciaram e, num primeiro momento, 30 alunos estão participando dos treinamentos. Novas turmas ocorrerão até o final do projeto. O objetivo é instrumentar no uso do computador e dos seus recursos toda a Comunidade.

O projeto abre uma possibilidade para jovens do assentamento rural no município de Abelardo Luz, a preparar-se para a inserção no mercado de trabalho pela qualificação no uso de tecnologias de informação e comunicação. É também, uma oportunidade a todos os residentes do assentamento da reforma agrária de alfabetização digital e de acesso à informação e interação proporcionadas pela Internet.

Na avaliação do Professor Fábio Favarim, um dos coordenadores do projeto, “será uma oportunidade de qualificar os jovens para o mercado de trabalho e de inserir a comunidade no mundo da Internet e, para os acadêmicos, uma excelente oportunidade de vivência da realidade rural e de aprendizado, colaborando nos seus conhecimentos e no relacionamento com seus cursos de Graduação”.

A coordenadora geral do Projeto de Inclusão Digital, Professora Beatriz Borsoi, considera que, “o objetivo maior do projeto é promover a inclusão digital e social de jovens rurais e dos seus familiares, auxiliando a gerar uma sociedade mais igualitária”. Contudo, a professora ressalta que "o projeto prima pelo respeito aos valores e tradições da comunidade".

O projeto é coordenado, também, pelo professor Robison Cris Brito do Departamento Acadêmico de Informática e pelos professores Edson Roberto Silveira e Jorge Jamhour, do Departamento Acadêmico de Ciências Agrárias, do Câmpus Pato Branco.

Durante a solenidade de inauguração, em agradecimento à UTFPR, a comunidade do Assentamento Nova Aurora homenageou a Instituição entregando uma placa.

Sede do Laboratório de Informática no Assentamento Nova Aurora

Sede do Laboratório de Informática, no Assentamento Nova Aurora

Laboratório de Informática

Equipamento e mobiliário do Laboratório de Informática

Diretores, Professores e Monitores da UTFPR na Solenidade de Inauguração

Diretores, Professores e Monitores da UTFPR na Solenidade de Inauguração

Prof. Dr. Edson Roberto Silveira, Profª. Dra. Beatriz Borsoi, Sr. João Luiz Giertyas e o Prof. Dr. Fábio Favarim

Prof. Dr. Edson Roberto Silveira, Profª. Dra. Beatriz Borsoi (UTFPR) , Tesoureiro da Associação de Desenvolvimento Comunitário São Jorge - Nova Aurora, João Luiz Giertyas e o Prof. Dr. Fábio Favarim (UTFPR)