PPGDR

Grupo da UTFPR visita Aldeia Campina e participa de Oficinas de Cultura Indígena Kaingang
PPGDR

Profª. Dra. Maria de Lourdes Bernartt (PPGDR) com integrantes da Oficina de Cultura Indígena Kaingang

A Escola Estadual Indígena Kókoj Tỹ Han Ja – EIEF, da Aldeia Capina – SEDE, de Mangueirinha – PR, promoveu de 16 a 18 de abril, Oficinas de Cultura Indígena Kaingang, com o objetivo de reconhecer e manter a diversidade cultural e linguística do povo Kaingang, promover uma situação de comunicação entre experiências socioculturais, linguísticas e históricas diferentes e estimular o entendimento e o respeito entre seres humanos de identidades étnicas diferentes.

Representando o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, e atendendo o convite do Professor Florêncio Rekayg Fernandes, um grupo da UTFPR – Câmpus Pato Branco, integrado pela Professora Dra. Maria de Lourdes Bernartt, do PPGDR, juntamente com o Secretário e a Estagiária do Programa, Rafael Baldin e Fernanda Túlio, respectivamente, participaram das atividades realizadas no dia 16 de abril de 2013, e foram recepcionados pelo Cacique Kretan, da Aldeia Kaingang.

Nos três dias do evento, as oficinas abordaram temas como: artesanato, pintura corporal, arte plumária, cerâmica, cestaria, língua Kaingang, danças, rituais, jogos indígenas, marcas do povo kaingang, a história da comunidade da Terra Indígena de Mangueirinha, lideranças indígenas, as ervas medicinais, comidas típicas e as lendas do povo kaingang.

A intenção ao deferir o convite, foi o de “manter um primeiro diálogo com a comunidade indígena e com os professores da escola para sondar as demandas, as necessidades apontadas por esta comunidade, com vistas a ações futuras de cooperação”, declara Maria de Lourdes.

Uma das primeiras ações a serem realizadas será uma visita ao Câmpus Pato Branco da UTFPR, pelos professores e alunos do 1° ano do Ensino Médio da EIEF.

Apresentação de Oficina de cultura Indígena Kaingang