Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Dezembro Servidores realizam viagem turística e cultural à Ametista do Sul (RS)

Servidores realizam viagem turística e cultural à Ametista do Sul (RS)

Encerrando as atividades planejadas para a Semana do Servidor 2013, do Câmpus Pato Branco, 30 servidores e acompanhantes realizaram uma viagem turística e cultural à Ametista do Sul (RS), no dia 14 de dezembro.

A viagem foi patrocinada parcialmente pela empresa Casatur e oferecida à Equipe Chumbo, vencedora da II Gincana de Integração dos Servidores, realizada em outubro, e que na oportunidade contou com diversas atividades educativas, lúdicas e de capacitação. Muitos servidores que não participaram das atividades da II Gincana puderam, também, participar da viagem.

A cidade de Ametista do Sul foi escolhida pela Comissão Organizadora da Semana do Servidor 2013 por sua beleza natural, garimpos e galerias subterrâneas e pela referência na extração de pedras preciosas, em especial a Ametista.

Durante o passeio no Município, os servidores puderam visitar a Igreja Matriz que possui suas paredes confeccionadas em pedras ametistas, propiciando aos visitantes uma imagem fantástica e deslumbrante. Na praça central, dispõe de uma pirâmide, cujo interior é revestido com ametista, que contempla os aspectos esotéricos e a crença na energia positiva dos cristais.

Além disso, os servidores conheceram duas galerias subterrâneas desativadas, mas que comportam um acervo grande de minérios, de uma beleza natural que encantou a todos. De forma a ter uma aproximação com a realidade de atuação dessas galerias subterrâneas, foi possibilitado aos visitantes entrar em uma mina em funcionamento, onde foi possível visualizar e trocar informações com dois trabalhadores deste local, que expuseram de forma clara, precisa e muito profissional as demandas e situações peculiares dos trabalhadores do local, relacionados à extração mineral, complexidade do trabalho, segurança, etc.

O Município mantém um vasto cultivo de uvas, que propiciam a produção e venda de vinhos, sucos de uvas, espumantes, licores, cremes, entre outros. Partes da produção de vinhos ficam maturando no interior das galerias subterrâneas, o que possibilita aos visitantes visualizar o seu processo de fabricação. Para tanto, conta com um grande acervo de produtos para degustação e revenda.

Também foi possível visitar o Museu de Pedras preciosas que conta com um acervo expressivo de diversas pedras que são exportadas e recebem visitas por pessoas do mundo todo, por conta da qualidade e quantidade de espécies.

A cidade possui várias lojas e Shoppings que oferecem produtos confeccionados com pedras preciosas o que garantiu um momento de compras aos visitantes.

Para a Presidente da Comissão da Semana do Servidor 2013 e Assistente Social, Ivana Aparecida Weissbach Moreira, todas as atividades comemorativas e, nesta ocasião a viagem, demonstram o quão são importantes esses momentos de integração e relata que “no decorrer da viagem e nos momentos coletivos do passeio, foi visível a integração e confraternização entre todos. Mesmo aqueles que não haviam participado diretamente da II Gincana dos Servidores, integraram o grupo e compartilharam de momentos de muita alegria”.

Além disso, Ivana acrescenta que “durante a viagem foi excelente, perceber a satisfação e o sentimento de dever cumprido do trabalho da Comissão. Propiciar momentos de descontração, aprendizado e a oportunidade de conhecer espaços que contribuem para apreensão da cultura, economia e sociedade, é muito gratificante”.

Por fim, ela externa: “momentos como estes aproximam os servidores e propiciam interação, companheirismo e a certeza de que juntos somos melhores”.

A Semana do Servidor é realizada anualmente no mês de outubro e, pela expressiva participação dos servidores nas últimas edições, percebe-se a importância em manter e aperfeiçoar iniciativas desse gênero.

foto 1foto 2foto 3foto 4
foto 5 foto 5 foto 7 foto 8
foto 9 foto 10 foto 11 foto 12
foto 13 foto 14 foto 15 foto 16

 

Atualizado em 19/12/2013.

Ações do documento