As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Julho A Revista Synergismus Scyentifica UTFPR recebe nova avaliação Qualis

A Revista Synergismus Scyentifica UTFPR recebe nova avaliação Qualis

Capa da Revista Synergismus Scyentifica UTFPR

Recentemente, a Revista Synergismus Scyentifica UTFPR recebeu uma nova avaliação Qualis por parte da Coordenação de Aperfeiçoamentos de Pessoal de Nível Superior – Capes. A nova conquista faz parte do crescimento da revista, que já possui sete números publicados sobre as pesquisas e estudos desenvolvidos por alunos, professores e pesquisadores da UTFPR Câmpus Pato Branco e de instituições parceiras.

A Revista passa, agora, a contar com os seguintes conceitos: Qualis B4 para Ciências Agrárias I; Qualis B5 para Direito, Engenharias II, Geociências, Geografia, Interdisciplinar, Medicina Veterinária e Zootecnia/Recursos Pesqueiros; Qualis C para Administração, Ciências Contábeis e Turismo; Astronomia/Física; Economia.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Tal processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.

Segundo o professor Jorge Jamhour, editor científico da Revista, “para uma revista de divulgação científica de caráter multidisciplinar, ter atingido um nível B4 na avaliação da CAPES, é um marco histórico, pois classificações maiores que B5 são reservadas para revistas de caráter específico, que abranjam, preferencialmente, até três áreas do conhecimento.”

Revista Synergismus Scyentifica UTFR

A Revista foi criada, oficialmente, em 2006, pelos professores Jorge Jamhour e Fábio Brignol de Moraes (em CD-Rom), e implementada no Sistema Eletrônico de Editoração em Revistas – OJS (Open Journal Systems), com o apoio do professor Henrique Oliveira da Silva.

Ela apresenta dois escopos, o primeiro, ainda em execução, compreende a divulgação dos trabalhos selecionados por meio de eventos e a implementação de novas revistas, conforme essas áreas forem se desenvolvendo. Apenas quando essas áreas possuírem seus meios de divulgação é que será efetivado o segundo escopo, aceitando trabalhos nas áreas específicas de Educação-Ensino, Educação-Pesquisa e Educação-Extensão.

Para publicação, conforme o Escopo da Revista, que compreende a divulgação dos trabalhos selecionados por meio de eventos organizados pelos professores da UTFPR, nas áreas de atuação da Universidade, “estamos aceitando apenas artigos convidados, selecionados através de eventos”, afirmou o editor científico da Revista.

Os interessados podem acessar a Synergismus Scyentifica UTFPR pelo site: http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy.

Atualizado em 04/07/2013.