As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Julho Câmpus ofertou minicurso “Racionais e Irracionais” a alunos do Ensino Médio

Câmpus ofertou minicurso “Racionais e Irracionais” a alunos do Ensino Médio

Alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Castro Alves, participando do minicurso “Racionais e Irracionais”

Nos dias 10 e 12 de junho, o Câmpus Pato Branco, da UTFPR, por meio do projeto de extensão Espaço de Divulgação Científica Relacionado ao Ensino e Pesquisa em Matemática, coordenado pela professora Teodora Pinheiro Figueroa, do Curso de Licenciatura em Matemática, ofertou aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Castro Alves, um minicurso intitulado “Racionais e Irracionais”. Além das atividades desenvolvidas no minicurso, os alunos também visitaram o Laboratório de Ensino de Matemática - LAMAT. O projeto teve parceria com a Prefeitura de Pato Branco, que cedeu o transporte aos alunos.

O minicurso foi ministrado pela acadêmica Rafaela Pereira, aluna do curso de Licenciatura em Matemática, orientada pelo professor Santos Richard Wieller Sanguino Bejarano, e contou com o auxílio da monitora Renata Voitena, também aluna do curso de Licenciatura em Matemática.

Um dos principais objetivos do projeto é oferecer minicursos aos alunos das escolas públicas e privadas da cidade de Pato Branco, os quais serão ministrados por alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, Câmpus Pato Branco, orientados por um professor da área de Matemática. A proposta dos minicursos é reforçar os conteúdos de matemática estudados em sala de aula pelos alunos das escolas, a partir de uma metodologia de ensino diferenciada, utilizando recursos disponíveis no Laboratório de Ensino de Matemática (LAMAT) e Tópicos de História da Matemática. O Projeto, também tem como objetivo, apresentar o curso de Licenciatura em Matemática e o LAMAT à comunidade; possibilitar a troca de experiências entre alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática e professores de matemática da rede pública e privada, permitindo o desenvolvimento de propostas de metodologia de ensino, que possam servir de referência para projetos de estágio e contribuir para a formação de professores.

Esta foi uma das primeiras ações, que prevê mais dois minicursos, um em agosto com o tema “Porcentagem e Reciclagem” e outro para setembro, com o tema “Arte e Geometria baseado nas obras de Escher”.

Para a professora Teodora, o Minicurso “Racionais e Irracionais” atingiu as expectativas da proposta do projeto de extensão e, além disso, 50% dos alunos não conheciam o Câmpus da UTFPR e, a oportunidade de conhecer a Universidade despertou, na grande maioria destes, o desejo de aqui estudarem. Pudemos perceber a satisfação deles em estar no Câmpus, frisou a Coordenadora do Projeto.

A professora destacou, ainda, que a atuação de uma aluna monitora para auxílio da aluna instrutora foi muito importante no atendimento das dúvidas dos alunos, durante os exercícios propostos. “Do ponto de vista das alunas que ministraram o Minicurso, e que fazem parte do nosso Curso de Licenciatura em Matemática, o contato com os alunos foi muito enriquecedor, uma oportunidade de conhecer as suas reais dificuldades, além da possibilidade de treinarem a sua atuação em sala de aula”, afirmou a professora Teodora.

Em pesquisa realizada com os participantes, destacam-se as considerações colocadas pelos alunos, que declararam, após realizarem o minicurso, terem intensificado o interesse pessoal pela matemática; entenderam mais o assunto, pois tiveram a oportunidade de aprofundar mais detalhes da matéria estudada na escola, reforçando conteúdos, esclarecendo dúvidas, aprendendo coisas novas. Disseram, também, que as técnicas utilizadas facilitaram o entendimento, além da aula ser mais ilustrativa, aprimorou os conhecimentos e saiu da rotina.

Para eles, a visitação ao Laboratório de Ensino de Matemática (LAMAT), foi muito significativa, ao que afirmaram ser interessante, considerando que o colégio não dispõe de laboratório similar e por ser muito importante para o ensino. Declararam que um espaço assim oferece muitas oportunidades para aprender matemática e os ajudou, também, a conhecer outros jogos que não conheciam. Para alguns, o ideal seria ter um laboratório na escola, pois a aula seria diferente e legal, facilitaria o aprendizado e poderiam estudar a matéria de um jeito diferente.

Segundo a professora de matemática Malusa Corrêa do Colégio Castro Alves, o minicurso de matemática foi uma boa iniciativa, pois os alunos precisam de atividades diferenciadas como forma de reforço aos conteúdos escolares. Os alunos gostaram da experiência e o fato de serem convidados a assistir aulas na universidade os motivou, despertando maior interesse pela disciplina. Comentaram que se tiverem outras oportunidades gostariam de participar com o intuito de aprofundar os assuntos já vistos  na sala de aula.

Para saber mais sobre as ações de divulgação científica relacionado ao ensino e pesquisa em matemática, na UTFPR - Câmpus Pato Branco, clique AQUI.

Alunos no Laboratório de Ensino de Matemática (LAMAT)

Aluno interagindo com jogo de matemática

Jogos de Matemática

Atualizado em 10/07/2013.