Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Julho Couni - Conselho Universitário aprova criação do Câmpus Santa Helena

Couni - Conselho Universitário aprova criação do Câmpus Santa Helena

Couni - Conselho Universitário aprova criação do Câmpus Santa Helena

Reunião do Couni na tarde desta sexta-feira, dia 28

O Conselho Universitário (Couni) aprovou na tarde desta sexta-feira, dia 28, a proposta de implantação de um câmpus da UTFPR na cidade de Santa Helena, distante 620 km de Curitiba, na região Oeste do Paraná. O projeto prevê que a nova unidade ofereça inicialmente três graduações: Bacharelado em Ciência da Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Engenharia Agrícola; o que permitirá atender um público de até 1.140 alunos.

A implantação do 13° Câmpus da UTFPR ganhou força após o Poder Executivo de Santa Helena ter doado o terreno e parte das instalações físicas de uma antiga escola técnica municipal, já desativada. Quanto aos recursos financeiros necessários, o reitor Carlos Eduardo Cantarelli, presidente do Couni, garantiu: “o MEC [Ministério da Educação] está efetivamente liberando os quantitativos já considerando o Câmpus Santa Helena”.

O relator da proposta, professor Antônio Aprígio, destacou que a nova unidade além de atender a demanda da cidade está em consonância com a política de interiorização do ensino superior defendida pelo Ministério da Educação. Com um voto contrário e uma abstenção, a proposta foi aprovada pelos demais conselheiros, que acompanharam o parecer favorável da relatoria. O posicionamento do Couni será agora encaminhado ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Os membros do Conselho também aprovaram, por unanimidade, a Proposta de Orçamento de Gestão para o ano de 2013 e a Proposta de Regulamento para fins de progressão funcional de docentes por avaliação de desempenho acadêmico para a classe de professor associado da carreira de magistério superior da UTFPR.

Já nas comunicações finais dos conselheiros, o vice-reitor Luiz Alberto Pilatti destacou as audiências públicas realizadas em todos os câmpus da Universidade para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a primeira defesa pública do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (FCET), que também ocorreu na tarde desta sexta-feira.

Atualizado em 01/07/2013.