As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Julho Departamento de Informática adquire 12 kits educacionais de Lego Mindstorms

Departamento de Informática adquire 12 kits educacionais de Lego Mindstorms

Treinamento ministrado pelo Prof. Robison Cris Brito, aos professores do Departamento Acadêmico Informática

O Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), da UTFPR - Câmpus Pato Branco, adquiriu, recentemente, 12 kits educacionais de Lego Mindstorms, com verbas do Programa de Extensão PROEXT 2013, financiado pelo MEC.

Os Kits são formados por pequenas peças, como os tradicionais brinquedos de montar da Lego, entretanto, possuem também uma série de sensores e motores, o que permite montar veículos, robôs e máquinas. A inteligência destes kits vem de um bloco programável, sendo este um pequeno computador, que permite o desenvolvimento de software para o controle dos Legos Mindstorms.

Assim, os usuários podem montar robôs e programá-los para realizar funções específicas, podendo ser, desde classificação de peças, até mapeamento de ambientes ou recuperação de objetos.

Os kits serão utilizados pelos alunos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, também, para a iniciação de alunos do Ensino Médio de instituições de ensino públicas da cidade.

Os treinamentos oferecidos aos alunos de ensino médio visam motivá-los a trabalharem com robótica e com áreas afins, desmistificando-a e mostrando que mesmo alunos dos primeiros anos do ensino médio conseguem montar e programar seus próprios robôs, além de divulgar a esses, os cursos de Engenharias de Computação e Engenharia Elétrica.

Essa ação faz parte de uma das atividades do Programa PROEXT, que tem como título Inclusão Digital como Meio para Oportunidades de Trabalho e Cidadania, coordenado pelos professores Fábio Favarim e Beatriz Terezinha Borsoi.

Com a aquisição desses kits, o DAINF passa a contar com um total de 15 kits educacionais de Lego Mindstorms. Até o momento, foram ministrados dois cursos para os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática do Colégio Premen e um curso para os alunos do Ensino Médio do Colégio La Salle.

Proext

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

Alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática do Colégio Premen

Atualizado em 11/07/2013.