As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Gestão

Representantes dos câmpus discutem propostas para o novo PDI
Gestão

Mais de 190 servidores participaram dos trabalhos. Foto: Saturnino Machado/UTFPR

Foram encerradas nesta quinta-feira (11), as reuniões de trabalho para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UTFPR para o período 2013-2017 e do Plano de Gestão Institucional 2013-2016. Durante os três dias, representantes dos 12 câmpus debateram, em áreas específicas, as novas metas de Gestão e Desenvolvimento da Universidade com base nas sugestões levantadas nas audiências públicas realizadas nos câmpus.

Ao todo, estiveram presentes 190 servidores de oito diferentes áreas: Graduação e Educação Profissional; Relações Empresariais e Comunitárias; Pesquisa e Pós-graduação; Planejamento e Administração; Comunicação; Tecnologia da Informação; Gestão de Recursos Humanos; e Avaliação Institucional. Durante as reuniões de trabalho foram debatidas e analisadas cada sugestão recebida nas audiências e, em seguida, elas foram compiladas nos documentos de Desenvolvimento e Gestão Institucional.

Para o reitor Carlos Eduardo Cantarelli, a elaboração do novo PDI possibilitará à UTFPR enfrentar mais desafios. “Estamos entrando em uma nova fase, com a consolidação dos cursos de graduação e pós-graduação e internacionalização das nossas atividades e estamos ansiosos para as ações que teremos após essas reuniões”, comentou durante seu discurso de abertura.

Também durante a abertura do encontro foi proferida a palestra “Ensino de Engenharia no Brasil”, com o professor Roberto Lobo, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP).

Após a consolidação do Plano de Desenvolvimento Institucional, o documento ficará disponível para consulta no período de 15 de agosto a 10 de setembro, quando a comunidade terá uma segunda oportunidade para apresentar sugestões. O PDI final será enviado ao Conselho Universitário (Couni) no dia 27 de setembro.

Sobre o PDI

Segundo o decreto 5.773/06, o PDI é o documento que identifica a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que as instituições de ensino superior desenvolvem e/ou pretendem desenvolver, em um período de cinco anos.

Para elaborar este documento, foi designada uma comissão por meio da Portaria nº 0823 de 05 de abril. Esta comissão realizou audiências públicas e reuniões que contou com a participação da comunidade em todos os câmpus da instituição colhendo as contribuições de todos os servidores.

Atualizado em 12/07/2013.