As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

UTFPR lidera distribuição de bolsas para área de Engenharia

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a instituição paranaense que mais envia alunos da área de Engenharia para intercâmbios no exterior por meio do programa Ciência sem Fronteiras. São exatos 322 alunos de “Engenharia e demais áreas tecnológicas” que estão aperfeiçoando sua formação em universidades de outros países. Os dados são da coordenação nacional do programa.

Além do segmento “Engenharia e demais Áreas Tecnológicas”, a UTFPR ainda conquistou outras 46 bolsas na área de “Indústria Criativa”; 25, “Computação e Tecnologia da Informação”; 16, Ciências Exatas e da Terra; dentre outras. Considerando todas as áreas, já foram distribuídas 439 bolsas, o que coloca a UTFPR no segundo lugar do ranking estadual do Programa.

Para o professor Eden Januário, diretor de Relações Internacionais, os números reforçam a natureza tecnológica da UTFPR e apontam para o crescente processo de internacionalização da instituição. “Realizamos reuniões explicativas sobre o Ciência sem Fronteiras em todos os câmpus e o resultado é essa adesão dos nossos alunos, que por sinal, sempre buscam os melhores espaços profissionais”, completa.

O Ciência sem Fronteiras foi instituído para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Ao longo de sua execução, o projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas. O programa é aberto a alunos de graduação e pós-graduação. Para mais informações acesse a página nacional do programa ou da Coordenação do Ciência sem Fronteiras na UTFPR.

Novas Chamadas

Já está disponível a lista com as inscrições homologadas das chamadas 143 e 147. Somente na UTFPR, foram mais de 700 candidaturas que resultaram no deferimento de 590 inscrições. Os candidatos indeferidos podem entrar com recursos a partir da próxima terça-feira, dia 23.

Atualizado em 22/07/2013