As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Julho Minicurso: Aspectos Biopsicossociais da Dependência Química - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, 06/07

A UTFPR - Câmpus Pato Branco, através da Diretoria de Graduação e  Educação Profissional - DIRGRAD, juntamente com o Departamento de  Educação - DEPED e o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e  Assistência Estudantil - NUAPE, estarão ofertando o Minicurso: Aspectos Biopsicossociais da Dependência Química - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento, que será realizado no dia 06 de julho, das 08h30min às 12 horas, no anfiteatro da UTFPR.

O Minicurso será ministrado pelo Psicólogo Ricardo Sachser, Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), Membro da Sociedade Brasileira  de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e Presidente da Sociedade Multiprofissional em Saúde Coletiva (SMSC), de Cunha Porã/SC.

O evento tem como público-alvo os acadêmicos, professores, servidores da UTFPR, bem como a comunidade em geral, e tem o objetivo possibilitar um debate multidisciplinar acerca das repercussões sociais, afetivas e neuropsicológicas frequentemente associadas às drogas de abuso (drogadição), compreendendo suas principais características diagnósticas e as respectivas formas de reabilitação (tratamento farmacológico, psicoterapêutico, eletropsiquiátrico, hospitalar e psicoeducacional).

O tema será conduzido com enfoque em tópicos como: Filosofia da  neurociência e a representação sócio-histórica das substâncias  psicoativas: do uso recreativo à dependência psico-fisiológicaFundamentos de psicofarmacologia e neurobiologia dos transtornos  mentais: conhecer o cérebro previne doenças psiquiátricas?Estresse, conflitos cotidianos e psicossomática: sobrecarga psíquica e alterações físicas? Comentários acerca dos prováveis fatores de  risco para doença mental e uso de drogas na infância e adolescência;  e Educação em psiquiatria da adolescência: estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e reabilitação psicossocial dos transtornos mentais decorrentes do uso prolongado de substâncias psicoativas (incluindo medicamentos).

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, até o dia 05 de  julho, das 08h às 20h no NUAPE.

A iniciativa tem o apoio da SMSC e do Instituto Superior de  Aprendizagem Multidisciplinar (ISAM). Haverá certificação de 04 h oferecida pela UTFPR - Câmpus Pato Branco, a qual poderá ser absorvida como atividade complementar pelos alunos de graduação.

Outras informações acerca do evento podem ser obtidas com as servidoras do NUAPE pelos telefones 46 3220-2604 ou 3220-2513.

Atualizado em 01/07/2013.