Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Julho Projeto de Extensão - Oficinas capacitam agricultores para a confecção e instalação de Aquecedor Solar de Baixo Custo

Projeto de Extensão - Oficinas capacitam agricultores para a confecção e instalação de Aquecedor Solar de Baixo Custo

Projeto de Extensão - Oficinas capacitam agricultores para a confecção e instalação de Aquecedor Solar de Baixo Custo

Instalações da COOPAVEL – Filial de Céu Azul, 14 famílias contempladas

A UTFPR - Câmpus Pato Branco e a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR – FUNTEF-PR, em parceria com a empresa ATE VII - Foz do Iguaçu Transmissora de Energia S.A., vem desenvolvendo um projeto que visa beneficiar agricultores familiares com propriedades lindeiras ao empreendimento da ATE VII, não contemplados nos licenciamentos ambientais e/ou nos programas socioambientais do Projeto Básico Ambiental dos empreendimentos.

O projeto consiste em ensinar as técnicas de construção e instalação de Aquecedores Solares de Baixo Custo (ASBC), para os agricultores selecionados.

Foram consideradas, para a efetivação das ações, especialmente as propriedades interceptadas pela Linha de Transmissão (LT) 230 kV Foz do Iguaçu – Cascavel, nos municípios de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.

O projeto é dividido em três fases: a primeira fase, que teve início em 2012 e se encerrou no primeiro semestre de 2013, consistiu no levantamento sócioeconômico das 340 famílias atingidas pela Linha de Transmissão. Os trabalhos foram coordenados pelo professor Miguel Angelo Perondi e contaram com quatro acadêmicos bolsistas do Câmpus Pato Branco.

A segunda fase está em plena execução e contempla a realização de oito oficinas junto a 100 famílias, previamente selecionadas durante a fase anterior.

A primeira destas oficinas de capacitação de agricultores, para a construção e instalação de ASBC, aconteceu nos dias 29 e 30 de junho de 2013, nas instalações da COOPAVEL – Filial de Céu Azul, contemplando 14 famílias. Esta atividade foi realizada por uma equipe, composta pelos acadêmicos Fabrício Adriano de Oliveira, Milton Batista Fontes e Vilmar Simionatto Junior, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, sob a Coordenação do Professor Neri de Vargas, Instrutor e idealizador do projeto.

Conforme informações do Professor Neri, “os agricultores receberam a oportunidade do treinamento com grandes expectativas. Mostraram-se surpresos com a facilidade encontrada na confecção dos coletores e do amplo benefício que os mesmos irão trazer, tanto no conforto quando utilizados para o banho da família quanto nos afazeres, em suas atividades de produtores de leite, facilitando a lavagem das ordenhadeiras e no abastecimento de água morna para as vacas beberem, o que deverá aumentar a produtividade do leite nos dias de inverno com o aumento da ingestão de água”.

Segundo ele, o projeto terá continuidade junto aos agricultores e agregará ainda mais conhecimento na terceira fase, a qual prevê a realização de um plano de negócios com o objetivo de que os agricultores continuem desenvolvendo ASBCs para outras famílias difundindo a técnica de construção artesanal. “A grande maioria deles esperam com grande expectativa a terceira etapa do projeto, quando a Professora Ivete Inês Pastro, do Câmpus Pato Branco, irá se reunir com os agricultores no intuito de fazer um plano de negócios para que eles possam reproduzir seu aprendizado construindo estes equipamentos e passem a comercializar entre os agricultores”, complementou o Coordenador. Esta fase deverá envolver, além de um professor Coordenador, um aluno estagiário de graduação do curso de Administração.

Instalação Aquecedores Solares 1

Oficina de capacitação dos agricultores

Instalação Aquecedores Solares 2

Prof. Neri Vargas capacitando os agricultores, para a construção e instalação de ASBC

Instalação Aquecedores Solares 3

Prof. Neri Vargas, instrutor e idealizador do projeto e os acadêmicos Fabrício Adriano de Oliveira, Milton Batista Fontes e Vilmar Simionatto Junior, que colaborarão com a capacitação dos agricultores

Atualizado em 16/07/2013.