As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Semana Acadêmica

De 1º a 03/08, palestras, minicursos e competição de robótica integram a 1ª Semana Acadêmica de Computação

O Departamento Acadêmico de Informática (DAINF), da UTFPR - Câmpus Pato Branco, realizará nos dias 01, 02 e 03 de agosto, a I Semana Acadêmica de Computação.

O evento tem como temática a capacitação e atualização em tecnologias para profissionais da computação e tem como público-alvo, estudantes de graduação e pesquisadores da área. Não há custos de inscrições e as atividades são abertas, também, à participação da comunidade.

A programação terá início na manhã do dia 1º de agosto, com a realização de três minicursos: HP50G, a ser ministrado pelo professor Cesar Rafael Claure Torrico; Lego Mindstorms, com Handrey Galon, sob orientação do professor Robison Cris Brito; e Web Design, a ser ministrado pelo professor Maico Fernando Wilges Carneiro. No dia 02 de agosto, no período da manhã, serão ofertados outros três minicursos: Arduino, com o professor Fábio Favarim; Android, por Mainara Cristina, sob orientação do professor Robison Cris Brito; e uma turma extra do minicurso Lego Mindstorms. Para cada minicurso estão sendo oferecidas 20 vagas, exceto para o de Web Design, que são 30 vagas.

A primeira palestra da Semana Acadêmica será realizada às 20h35min, também no dia 1º de agosto, no anfiteatro, sobre o tema Segurança Computacional. O palestrante será o professor Hermano Pereira, da UTFPR – Câmpus Guarapuava.

No dia 02, a partir das 19 horas, outras duas palestras complementam a programação: Aplicações da Inteligência Artificial na Área do Petróleo, a ser ministrada pelo professor Mauro Roisenberg, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; e Otimização de Banco de Dados, com a professora Nadia Puchakski Kozievitch, da UTFPR – Câmpus Curitiba.

No turno da tarde dos dias 02 e 03, acontecerá a Mostra dos Resumos Aprovados. Esta atividade contará com um comitê científico para a avaliação de resumos expandidos nas seguintes áreas de interesse: Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Gerência de Projetos, Banco de Dados, Desenvolvimento de Sistemas Computacionais, Jogos Computacionais, Aplicações de Tecnologia da Informação, Sistemas Embarcados, Microcontroladores, Automação, Controle e Robótica.

No sábado, dia 03, a programação prevê a competição de robôs e o encerramento das atividades.

Os organizadores do evento esperam a participação de todo o corpo discente do Curso, nas atividades que estão sendo propostas, visto que elas têm o objetivo de promover o fortalecimento da integração entre o setor de tecnologia e gestão de organizações e a capacitação dos alunos em conhecimentos que vão além dos presentes na ementa dos cursos.

O evento está sendo promovido com o apoio da Fundação Araucária, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Governo do Estado do Paraná.

Outras informações, bem como a realização das inscrições para as palestras, estão disponibilizadas no link: http://www.pb.utfpr.edu.br/secompb/index.html, onde, também, pode ser consultado o cronograma detalhado da I Semana Acadêmica de Computação.

Atualizado em 24/07/2013.