As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Julho UTFPR participará da EXPORURAL 2013 - Feira Exposição do Agronegócio e Agricultura Familiar, de 19 a 21 de julho

Com o objetivo de criar um canal de aproximação entre a Universidade e os agricultores da região, divulgar os trabalhos realizados pelos professores da Universidade e discutir as demandas regionais de pesquisa, a UTFPR – Câmpus Pato Branco, participará da Exporural 2013, Feira Exposição do Agronegócio e Agricultura Familiar, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho, no Parque de Exposições de Pato Branco. A feira, também contará com a participação da imprensa, autoridades, empresários e agropecuaristas de Pato Branco e região.

A Exporural 2013 será uma feira com entrada livre ao público e tem como objetivo fortalecer o agronegócio, a troca de informações técnicas entre o produtor, empresas e prestadores de serviço. O evento promete ser uma vitrine de inovação, com a mostra de aprimoramento da produção.

Os visitantes poderão encontrar no stand da UTFPR informações relevantes sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas no Departamento de Ciências Agrárias do Câmpus, além de outras informações sobre os cursos ofertados. Conforme informações do Professor Thiago Vargas, do Curso de Agronomia, serão compartilhadas informações sobre a técnica de enxertia de mesa para a produção de mudas de videira, que permite ao produtor a formação de mudas com padrão fitotécnico adequado em curto espaço de tempo; avaliação visual da estrutura do solo, que é um método simples, rápido e barato, desenvolvido para ajudar o produtor rural a avaliar a qualidade de seu solo; avaliação de cultivares de feijão para os diferentes parâmetros agronômicos, a fim de indicação para cultivo na Região Sudoeste do Paraná; e também serão repassados procedimentos para a diagnose correta de uma doença, etapa mais importante no controle de doenças em plantas.

No dia 19 de julho, das 07h30min às 17h15min, integrando os atrativos da programação da feira, acontecerá um Workshop sobre a Cultura do Milho. O evento tem como público-alvo engenheiros agrônomos, produtores rurais e estudantes de Agronomia. A primeira palestra terá início às 09 horas, com o tema Fertilidade do Solo para Altas Produtividades em Milho, e será ministrada por Volnei Pauletti, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outras 4 palestras serão ministradas ao longo do dia.

Este evento está sendo organizado pela UTFPR, em parceria com o CREA-PR, Sociedade Rural, Prefeitura Municipal de Pato Branco e Grupo PET Agronomia.

Segundo o responsável pela organização do Workshop, Luís Cesar Cassol, Professor do Curso de Agronomia, da UTFPR - Câmpus Pato Branco e Diretor Técnico da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (AEAPB), “o Workshop tem como objetivo debater práticas de manejo na cultura do milho, a qual é de grande importância regional pelos seus múltiplos usos, desde a produção de grãos, a silagem para a alimentação do gado leiteiro e a produção de ração para o setor avícola que é destaque em nível nacional, e espera-se contribuir não só para o aumento da produtividade de milho no Sudoeste do Paraná, mas também para a melhoria da qualidade do produto”.

As inscrições para o Workshop serão realizadas no local do evento e terão inicio às 07h30min. O Workshop será gratuito para sócios da AEAPB, para não sócios será cobrado o valor de R$ 50,00, e para estudantes o valor de R$ 25,00 incluindo almoço.

Confira a programação do Workshop sobre a Cultura do Milho, na íntegra.

Atualizado em 17/07/2013.