Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Couni

Conselheiros discutem Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017
Couni

Conselheiros do Couni discutiram PDI e autorização de concurso público prescindindo do título de doutor

O Conselho Universitário (Couni) iniciou nesta sexta-feira (27) as discussões sobre a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2013-2017, elaborada por uma comissão com a participação da comunidade universitária. Também foi discutida, durante a reunião, a autorização de concurso público prescindindo do título de doutor, de acordo com a determinação da lei nº 12.772/2012.
As discussões sobre o PDI da UTFPR tiveram início no dia 05 de abril, com a publicação da portaria nº 823, que instituiu a comissão responsável pela elaboração do documento e do Plano de Gestão 2013-2016 e pela revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPI). Durante o processo de construção da proposta, foram realizadas seis reuniões preparatórias com os 22 membros da comissão, 14 audiências nos câmpus da UTFPR e 112 reuniões de áreas com a participação da comunidade universitária. Além disso, a comissão recebeu contribuições por meio eletrônico e por documentos protocolados.
Após a coleta de sugestões da comunidade, a comissão compilou as contribuições, posteriormente analisadas e consolidadas por uma equipe de aproximadamente 130 pessoas, entre diretores de área, assessores e coordenadores de todos os câmpus, divididas em grupos de trabalho. Esta versão do PDI foi disponibilizada no Portal da UTFPR para recebimento de novas sugestões em agosto. Em seguida, a comissão reuniu-se novamente para dar forma final ao documento, encaminhado para o Couni.
Durante a reunião desta sexta-feira, o relator do processo no Couni, o vice-reitor Luiz Alberto Pilatti, que também presidiu a comissão responsável pela elaboração do PDI, apresentou parecer favorável à aprovação da proposta, com sugestões de modificação do texto final. Porém, após discussões no Conselho, Pilatti decidiu retirar a proposta para oportunizar mais tempo para que os conselheiros apreciassem as modificações sugeridas em seu relato. Os conselheiros deverão se reunir novamente em outubro para apreciar o documento.
A proposta do PDI apresentada ao Couni pela comissão possui 60 metas distribuídas em 10 dimensões. O documento também prevê cronograma, setor responsável e fatores condicionantes para cada meta e apresenta a revisão do PPI.
De acordo com Pilatti, cerca de 1.400 servidores e 300 alunos participaram das audiências e cerca de 1.500 servidores e 100 alunos, das reuniões de área. Além disso, foram recebidos 87 e-mails com 250 sugestões e protocolados oito documentos. No total, a comissão trabalhou com mais de 1.500 contribuições da comunidade.
Os membros da comissão ainda apresentarão à comunidade o Plano de Gestão Institucional e uma devolutiva sobre as sugestões para a proposta do PDI.

Concursos Públicos

Durante a reunião, os conselheiros autorizaram o concurso público para professor prescindido do título de doutor apenas em casos de reabertura de edital com exigência de doutorado e vaga não preenchida por falta de candidato aprovado. Nessa situação, está facultada, a critério do câmpus, a abertura de novo concurso com exigência de titulação inferior (mestrado), sucessivamente, até a titulação de especialista.


Atualizado em 30/09/2013