As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2013 Setembro Evento de Quimiometria

Evento de Quimiometria

Professor participa da I Escola de Inverno de Quimiometria e recebe premiação por trabalho apresentado
Evento de Quimiometria

Prof. Vanderlei Aparecido de Lima (segundo da direita para a esquerda), juntamente com os demais autores de trabalhos premiados da I Escola de Inverno de Quimiometria

O professor do Departamento de Química, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, Vanderlei Aparecido de Lima, participou da I Escola de Inverno de Quimiometria (1st Chemometric Winter School), que aconteceu de 26 a 30 de agosto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP).

O evento teve como público-alvo pesquisadores e alunos de Pós-Graduação de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, com o objetivo de proporcionar aos participantes um amplo aprofundamento técnico em Quimiometria, bem como compartilhar e divulgar experiências na área.

A participação do professor Vanderlei com o trabalho intitulado “Genotoxicidade e Citotoxicidade de Cádmio em Allium cepa”, elaborado em conjunto com Tatieli Plavak, Patrícia C. G. Lima e Kellen Regina Boldrini, foi apresentado em forma de pôster e ganhou o prêmio de um dos melhores trabalhos apresentados no evento. Os autores foram presenteados com um conjunto de livros de quimiometria, dois livros de usos no Matlab – software de cálculos e estatística – e um livro de modelagem com dados de indústria petrolífera.

Durante a programação o professor participou de dois minicursos: Variable Selection, Parafac, Parafac 2 and General tipse Applied Chemomentrics, ambos com 12 horas de duração. Também assitiu a outras sete palestras sobre os temas: Quimiometria - intensidades no infravermelho e estruturas eletrônicas; aplicação da quimiometria na química Forense; mapeamento Raman e quimiometria na caracterização de formulações farmacêuticas semi-sólidas; métodos quimiométricos aplicados a produtos naturais; espectroscopia de ressonância magnética nuclear no domínio do tempo combinada com quimiometria: promovendo a química verde para a análise de alimentos; espectroscopia Raman associada à análise multivariada (MCR-ALS e PCA) para monitoramento at-line de processos de cristalização; e aplicação de ferramentas quimiométricas em técnicas espectro analíticas: obtenção, interpretação e análise dos dados.

Na avaliação do professor Vanderlei “o evento contou com uma excelente equipe de organização, trazendo para o evento, pesquisadores de renomes, que foram os tutores dos minicursos”.

O evento promoveu apresentações de cartazes, palestras e minicursos, e reuniu palestrantes renomados internacionalmente da área de Quimiometria, como os professores Rasmus Bro, do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Copenhague (Dinamark); Peter Dale Wentzell, da Universidade de Dalhousie (Halifax, Canadá); Alejandro Olivieri, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina – AR); e Scott Ramos, cientista-chefe da empresa Infometrix, Inc., Bothell, WA. EUA.

Um pouco sobre Quimiometria

A combinação de ferramentas matemáticas e estatísticas, nas mais diversas áreas da ciência tem contribuído fundamentalmente para o desenvolvimento tecnológico da humanidade. Na química, esta combinação também é conhecida como quimiometria e a sua aplicação é verificada em diversas atividades, tais como: utilização de métodos de análise e de processos industriais, a análise e extração de informação relevante em dados químicos, imagens digitais e hiperespectral, entre outros.

Atualizado em 26/09/2013