As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Cerimônia

Novos conselheiros eleitos para o quadriênio 2014 – 2017 tomam posse nesta sexta-feira (28)
Cerimônia

Fotos: Saturnino Machado

Nesta sexta-feira (28) foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Universitário (Couni) para o quadriênio 2014 – 2017.  A cerimônia aconteceu no auditório do Câmpus Curitiba e contou com a presença de servidores, diretores de área e convidados da instituição com representantes da FIEP, Lactec, Senac, Caixa Econômica Federal, Fecomércio e de deputados federais.

As eleições que compuseram o novo Couni foram realizadas no dia 27 fevereiro, em todos os câmpus, e escolheu os representantes dos docentes, técnicos-administrativos e seus respectivos suplentes.

Em nome de todos os membros, a conselheira Vanessa Ishikawa Rasoto, lembrou da trajetória do Conselho na UTFPR e da missão que terão pela frente ao deliberarem sobre o futuro da Universidade Tecnológica. “Em alguns anos seremos uma das universidades federais que mais formará recursos humanos no País, por isso, temos a responsabilidade de zelar e deliberar sobre as ações que envolverão a instituição neste futuro”, avalia.

O presidente do Couni, reitor Carlos Eduardo Cantarelli, agradeceu aos novos e também antigos conselheiros que contribuíram pelo funcionamento do colegiado e, com isso, construíram a história da universidade. “Espero que possamos continuar com esse trabalho para que tomemos as melhores decisões para os nossos servidores e também para o futuro da nossa universidade”, completa.

Na tarde desta sexta-feira, os conselheiros já realizarão a sua primeira reunião ordinária, às 15h, na sala de reuniões do Couni.

Couni

O Conselho Universitário é o órgão máximo deliberativo e consultivo da UTFPR. Tem como atribuições definir a política administrativa, econômico-financeira, de ensino, pesquisa e extensão, além de julgar as contas, aprovar a proposta orçamentária anual e organizar o processo de escolha dos dirigentes da Instituição.

O atual Couni tem sua origem no Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-PR), criado pelo Art. 3º da Lei nº 6.545, de 30 de junho de 1978, e implantado por meio da Portaria do MEC nº 38, de 29 de março de 1983. Em 13 de abril daquele ano, houve a primeira Sessão Solene, quando os então sete Conselheiros tomaram posse.

A atual composição do COUNI, aprovada pela Deliberação nº 12/2009 de setembro de 2009, e segundo o Estatuto da UTFPR aprovado pela Portaria SESu nº 303, de 16/04/2008, conta   com 47 membros, contando com representantes docentes de todos os câmpus, representantes técnico-administrativos de cinco câmpus e de membros representantes das entidades patronais e trabalhadores, além da representatividade de alunos e de ex-alunos.

Atualizado em 07/04/2014