As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2014 Abril Concerto Espiritual

Concerto Espiritual

Coral da UTFPR e Coral e Orquestra da UCP, de Petrópolis (RJ), se apresentarão nos dias 18 e 20/04, às 19h, na Igreja Matriz

Com o objetivo de disseminar a música erudita no município de Pato Branco, ampliando o repertório cultural da região, além de celebrar uma das datas mais importantes do calendário litúrgico, o Coral Contraponto, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, juntamente com o Coral e Orquestra, da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) - (RJ) e a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, estão promovendo para os dias 18 de abril e 20 de abril, o Concerto Espiritual.

As apresentações dos grupos serão realizadas nas duas datas, às19 horas, na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. O evento é aberto à participação de toda a comunidade.

O repertório contará com duas peças: - O Stabat Mater é considerado um dos sete maiores hinos Latinos de todos os tempos. É baseado na profecia de Simeão, de que uma espada partiria o coração de Sua Mãe, Maria (Lucas 2:35). O hino é frequentemente associado às estações da Via Crucis, sendo, portanto, apropriado para a época da Páscoa. A peça é de composição e arranjo do Maestro Antônio Carlos Leal Gastão. A outra peça é a CantataChrist Lag in Todesbanden”, do Compositor Alemão homenageado, J. S. Bach. Embora a cantata seja do início do século XVIII, é de uma seriedade e de um misticismo quase medievais. Usando oito diferentes arranjos do mesmo hino luterano, Bach consegue ilustrar ricamente a luta entre a morte a que todos estamos condenados e a vida eterna conquistada através do sacrifício de Jesus.

As apresentações serão regidas pelo Maestro Antônio Carlos Leal Gastão, Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música; e Pós-graduado em Composição com Ronaldo Miranda, pela UERJ, em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe. O Maestro participou também de Cursos e Seminários na área de Regência Coral e Orquestral. Em 2011 obteve o título de Mestre em Educação, pela Universidade Católica de Petrópolis.

Estarão se apresentando 26 coralistas, sendo seis tenores, cinco contraltos, sete sopranos e oito baixos, juntamente com seis musicistas (sopro, piano e cordas).

Os Corais

O Coral Contraponto vem desenvolvendo suas atividades desde o ano de 2012. É formado por acadêmicos, servidores e também pela comunidade externa. Com a regência do professor Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier, o grupo vem se apresentando em eventos da própria universidade e participa de eventos na cidade, assim como em festivais e concertos.

Fundado em 1976, o Coral da Universidade Católica de Petrópolis mantém uma agenda intensa, com uma média de 60 apresentações por ano. Dedica-se especialmente à Música Sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral São Pedro de Alcântara e da Capela da UCP, embora o seu amplo repertório seja apropriado para uma grande variedade de situações.

Fundada em fevereiro de 1997, a Orquestra de Câmara da UCP foi idealizada de maneira a não exigir de seus alunos nenhuma experiência prévia nos respectivos instrumentos, ficando sua instrução a cargo do regente. Partindo do zero, ensinando à maioria dos músicos os rudimentos dos seus instrumentos, a orquestra já incluiu no seu repertório obras de peso do repertório tradicional, como a “Missa da Coroação”, de Mozart, a Cantata BWV4 “Christ Lag in todesbanden”, de Bach, e trechos do oratório “O Messias”, de Haendel. Em abril de 2005, atendendo a convite da Direção Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentou-se, juntamente com o Coral da UCP, neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país.

O Concerto Espiritual está sendo organizado pelo Coordenador Artístico do Coral Contraponto, Prof. Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier, juntamente com a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em parceria com o Coral e Orquestra, da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – RJ. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Católica de Petrópolis e da Empresa Viação Pato Branco (BRANTUR).

Confira nos links a seguir os materiais de divulgação:

- Convite oficial

- Folder: Parte 1 (frente) e Parte 2 (verso)

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 046 3220-2601 e 046 9909-3950.

Atualizado em 11/04/2014.