As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Palestra

Prof. Mário Neto Borges falará sobre Reestruturação Curricular: Internacionalização e Inovação

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional (Dirgrad), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Câmpus Pato Branco, promoverá no dia 14 de abril, às 14 horas, no anfiteatro do Câmpus, a palestra Reestruturação Curricular: Internacionalização e Inovação, proferida pelo Professor Mário Mario Neto Borges, PhD, Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a estruturação curricular dos cursos superiores do Câmpus Pato Branco, o que está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UTFPR, para o período 2013-2017.

Além disso, “a reestruturação dos cursos é necessária para que se possa implementar novas metodologias pedagógicas, permitir melhor fluxo do acadêmico na matriz curricular e diminuir os índices de retenção e evasão dos cursos”, enfatiza o Diretor da Dirgrad, professor Henrique Emílio Zorel Junior.

O “enxugamento” dos currículos de cursos superiores é uma tendência, ampliando o tempo disponível para que os acadêmicos possam, através de projetos, colocar em prática os conceitos desenvolvidos em sala de aula, ampliando assim seus conhecimentos práticos e promovendo um ambiente propício à Inovação.

Por outro lado, programas como o Ciência sem Fronteiras e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) têm permitido aos nossos acadêmicos maior contato com as instituições de outros países. Além da experiência técnica e do enriquecimento cultural, a Internacionalização do ensino superior abre caminho para a dupla-diplomação, através de convênios com instituições reconhecidas internacionalmente pela qualidade no ensino superior.

O professor Mário Neto Borges possui larga experiência tanto na educação quanto na gestão em ensino superior, inovação e internacionalização, tendo desenvolvido seu doutorado em Inteligência Artificial Aplicada à Educação pela Universidade de Huddersfield – Inglaterra, ocupado a função de Reitor da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ e ocupando atualmente a Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

“Esta palestra será o primeiro evento no sentido de melhorarmos cada vez mais nossos cursos, todos reconhecidos pelo MEC, ampliando as competências de nossos acadêmicos e permitindo nossa maior contribuição com a sociedade”, pontua o professor Henrique, se referindo à expectativa em relação ao evento.

A palestra é aberta à participação de todos os servidores da Instituição, bem como ao quadro de docentes de outras Instituições de Ensino Superior interessados.

Atualizado em 09/04/2014