As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Palestra PIBID

Prof. Sírio Possenti palestrou durante o I Encontro de Formação Docente - PIBID - Língua Portuguesa
Palestra PIBID

Prof. Dr. Sírio Possenti (UNICAMP), durante a palestra.

Na última quinta-feira, 24 de abril, a Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, do Câmpus Pato Branco, realizou o I Encontro de Formação Docente - PIBID - Língua Portuguesa.

O evento contou com a participação de cerca de 400 professores e estudantes de Letras da região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

O Encontro teve como objetivo aproximar a Universidade, professores da rede pública e licenciandos de Letras, em torno de temáticas críticas para a formação docente.

Na ocasião, esteve palestrando o professor Livre docente, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Sírio Possenti, autor de vários livros e pesquisador da área de Análise do Discurso. A temática da palestra, Heterogeneidade Discursiva: Condição de Leitura Crítica, objetivou trazer a reflexão aos presentes sobre a necessidade de estar em contato com a maior gama possível de discursos, ressaltou o palestrante, “que só assim se constitui a criticidade”. Além disso, Possenti falou sobre a necessidade do professor estar em constante formação, mas defendeu a forma clássica do conhecimento e disse que “o bom e velho livro nunca deveria ser abandonado, embora as novas mídias e tecnologias estejam cada vez mais presentes no mundo atual”.

A professora Márcia Andrea, organizadora do evento, e Coordenadora do Subprojeto PIBID Língua Portuguesa, juntamente, com o Coordenador do Curso de Letras, professor Rodrigo Xavier,  destacaram  a importância do evento para a região e para o Curso, visto que vários professores da Rede Estadual de Educação, egressos, estudantes de Letras e bolsistas do PIBID puderam interagir formativamente.

Na abertura, o Coral Contraponto realizou uma apresentação.

O Encontro contou com o apoio do Núcleo Regional de Educação e da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes).

Foto 1Foto 2Foto 3
Foto 5 Foto 4 Foto 6