As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2014 Abril PROFMAT-PB deu início às defesas de dissertação do Programa

PROFMAT-PB deu início às defesas de dissertação do Programa

Douglas Francisco Dario, realizando a 1º apresentação de dissertação do PROFMAT

O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), da UTFPR – Câmpus Pato Branco, deu início às apresentações das defesas de dissertação do Programa, no último dia 24.

O mestrando, licenciado em Matemática pela UTFPR - Câmpus Pato Branco (em 2007), Douglas Francisco Dario, realizou a primeira apresentação do Programa, com a dissertação intitulada: "Geometrias não-euclidianas: Elíptica e Hiperbólica no Ensino Médio".

Para o Coordenador do PROFMAT- Polo de Pato Branco, professor João Biesdorf, este novo Mestre, mesmo trabalhando fora da área do ensino, “fez uma escolha assertiva do tema, pois o mesmo está nos Parâmetros Curriculares do Ensino Básico do Estado do Paraná, mas não está contemplado nos ementários da maioria dos cursos de Licenciatura em Matemática. Isto faz com que o professor do Ensino Básico de Matemática, muitas vezes, nunca tenha visto tais Geometrias, e muito menos se sentiria confortável em ensinar as mesmas”.

Também, em relação à temática apresentada, o Coordenador salienta que há várias pesquisas que mostram esta realidade, mas o próprio Douglas verificou esta situação em Pato Branco  na aplicação de um questionário específico ao término de um Minicurso que ele ministrou na Semana Acadêmica da Matemática 2013, no Câmpus Pato Branco, a professores e futuros professores de matemática. Nas respostas ao questionário feito, ficou claro que a grande maioria dos presentes (professores ou futuros professores) não viram e não trabalham o tema, além de pedirem um curso mais ampliado e aprofundado sobre o assunto.

O Coordenador destaca, ainda, que o novo Mestre, na defesa de sua dissertação, “além de demonstrar seu alto talento na docência e na Matemática, em várias oportunidades deixou claro sua inclinação pela Matemática e pela docência, e que irá tentar fazer disso o futuro dele”.

A Banca Examinadora foi composta pelos professores da UTFPR – Câmpus Pato Branco: Fredy Maglorio Sobrado Suárez (Orientador); João Biesdorf (Co-Orientador); Carlos Alexandre Ribeiro Martins; e Ivan Italo Gonzales Gargate; além do membro externo, Valdenir Soliani Franco, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O trabalho de Douglas foi muito elogiado pela Banca, que colocou como proposta divulgá-lo à comunidade através de minicursos ou cursos de curta duração e que o mesmo não fique restrito ao meio acadêmico.

Banca.JPGIMG_0112.JPGIMG_0120.JPG

Ao longo do mês de abril mais três defesas públicas serão realizadas. No dia 28, em horário a definir, no Miniauditório do Bloco V, a mestranda Luciane Cechin Mario, apresentará a dissertação "O uso de recursos tecnológicos nas aulas de matemática no PROEJA: Uma experiência no IF-SC, Câmpus Chapecó". No dia 30, outros dois mestrandos se apresentarão: às 9 horas, na Sala de Treinamento do Bloco B, Marciano Forest defenderá sua dissertação: "Logaritmos para o  Ensino Médio: estudo dos Logaritmos através da Resolução de Problemas", e às 13h30min, no mesmo local, o mestrando Rodrigo Fernando Nespolo apresentará a dissertação "Modelagem Matemática: Uma Proposta de Ensino Para a Educação Básica de Matemática".

Atualizado em 10/04/2014.