Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Doutorado

Primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia

Nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, ocorreu a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAG). O programa instituído no Câmpus Pato Branco conta com professores dos Câmpus Pato Branco e Dois Vizinhos. 

A defesa de tese foi do doutorando Flávio Endrigo Cechim, o qual obteve o título de doutor na área de concentração de produção vegetal com a tese intitulada: Quitosana na indução de resistência a podridões em frutos e no controle in vitro de fitopatógenos.

A banca foi composta pelo orientador, professor Sérgio Miguel Mazaro, os co-orientadores, professores Maristela dos Santos Rey Borin e Cleverson Busso, do Câmpus Dois Vizinhos, e como membro externo foi convidada a professora Luchele Furlan Sirtoli, da União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP).

A pesquisa buscou o desenvolvimento de tecnologias para prolongar a vida pós-colheita de morangos, pêssegos e maçãs. Para o professor Sérgio, “os dados obtidos permitiram ter um entendimento do comportamento pós-colheita dessas espécies, quando se faz uso de indutores de resistência. Os indutores de resistência são produtos naturais, que buscam estimular a defesa das plantas e frutos, e impedem sua rápida deterioração por micro-organismos. É uma tecnologia limpa, que vem substituir o uso de agrotóxicos”.

Para o recém doutor, Flávio Endrigo Cechim, “o doutorado na UTFPR é de muita qualidade, e a sua pesquisa poderá contribuir na diminuição das perdas de frutos na pós-colheita e reduzir o emprego de agroquímicos danosos ao homem e ao meio ambiente”.


foto 2 - defesa.jpg


Atualizado em 17/12/2014