As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Livro publicado

Acaba de ser publicado o livro Abordagem Experimental no Ensino de Química: Manual de Práticas de Laboratório - PIBID/UTFPR, pela Editora Bookess.

A publicação tem como autor e organizador, o professor Edimir Andrade Pereira, do Departamento de Química,  e apresenta o resultado de ações dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Subprojeto Química.

Trata-se de uma coletânea de experimentos de química, contemplando além dos roteiros de aulas práticas, conteúdos e curiosidades que poderão servir de apoio didático às disciplinas do ensino médio, auxiliando professores e estudantes na aproximação da química com acontecimentos do cotidiano, além de um levantamento da abordagem dada ao tema pelos diversos grupos de Química do programa de Iniciação a Docência no país.

Os acadêmicos selecionaram, testaram e aplicaram os experimentos para alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira, parceiro do projeto, e por meio destes, buscaram fazer a contextualização dos conteúdos, possibilitando um processo de ensino aprendizagem mais atrativo e dinâmico.

O professor Edimir agradece o empenho dos universitários do Curso de Licenciatura em Química do PIBID e a todos que contribuíram para concretizar este projeto, que será um marco para na trajetória profissional destes pibidianos. “Foi um imenso prazer ter este livro publicado ao final da gestão como coordenador, pois é um testemunho material das nossas atividades, pesquisas, práticas de laboratório, que podemos agora partilhá-las com os demais alunos e professores”, declarou o autor.

O livro tem a coautoria dos acadêmicos Alessandro Retizlaf, Bruna Gracioli, Jéssica Kássia Mackines, Leonardo Wilezelek Soares de Melo, Maryelle Andrea Gobatto de Carvalho, Maurício Perin, Priscila Aparecida Horn, Ricardo Guz e Vanderléia Livi.

Exemplares do livro foram entregues à Diretoria-Geral do Câmpus e ficarão à disposição dos interessados no acervo. Outros exemplares serão doados para a Escola Agostinho Pereira, Biblioteca da UTFPR, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, PIBID de todos os Câmpus da UTFPR e para a Coordenação de Química.

Atualizado em: 16/12/2014