As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Palestra

Variação Linguística e Educação foi tema da palestra do escritor, poeta e tradutor, Marcos Bagno

Na última segunda-feira, dia 08 de dezembro, a UTFPR – Câmpus Pato Branco realizou uma palestra com o escritor, poeta e tradutor, professor Marcos Bagno, da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador associado do Instituto da Língua Galega, da Universidade de Santiago de Compostela.

O evento foi aberto a toda comunidade e o tema da palestra teve como objetivo discutir o papel das variações linguísticas no ensino e suas consequências sociais, culturais, política e pedagógicas, além de mostrar que as normas cultas são várias e mudam de acordo com uso da língua. O evento pretendeu atender aos anseios de professores, alunos e estudiosos da língua que tem se perguntado: o que é ensinar português?

Muito prestigiado, com o anfiteatro praticamente lotado, Bagno explanou sobre sua pesquisa com livros didáticos que apresentam ótimos exemplos de leitura e produção de textos, porém que pecam na gramática. Isto serviu a ele como inspiração para seu livro “Sete erros aos quatro ventos: a variação no ensino de português”. Foram apresentadas, também, maneiras de lidar com alunos e respeitar suas variações linguísticas.

Para Eder Deivid da Silva, presidente do Centro Acadêmico de Letras Paulo Leminski (Calet-PL), "o evento superou as expectativas dos organizadores e de toda a comunidade da área de Letras presente no evento, uma vez que o mesmo trouxe consigo suas convicções e ideologia, de modo que o público pôde presenciar um estudo profundo das variações linguísticas, sendo importante ressaltar a diferença que foi colocada no evento de que norma culta não é norma padrão e vice versa”, destacou o acadêmico.

Em geral, ainda na avaliação de Eder, o evento foi válido a toda a comunidade acadêmica, pois possibilitou a interatividade com o palestrante. “Pudemos ter uma discussão sobre a temática, o que se mostrou de grande relevância para todos os presentes e, principalmente, aos que tiveram suas dúvidas esclarecidas”, considerou.

A vinda do ilustre professor, se deu com a organização do Centro Acadêmico de Letras Paulo Leminski Calet-PL, com o apoio da UTFPR, juntamente com a Coordenação e Departamento de Letras local.

O evento marcou também a posse da nova chapa do Calet “Atitude!? Saussure for agora”, presidida pela acadêmica Luana Aparecida Vargas e composta por 12 membros acadêmicos.

DSCN0498.JPG

Atualizado em: 10/12/2014