As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Exposição

Acadêmicos, servidores e estudantes prestigiaram a I Mostra de Projetos - Tempo de Criação, dia 25/02

Na última terça-feira, 25/02, foi realizada a I Mostra de Projetos - Tempo de Criação, no Hall do Bloco B, do Câmpus.

A Mostra teve como objetivo divulgar e compartilhar os projetos de engenharia desenvolvidos pelos acadêmicos do primeiro período do Curso de Engenharia de Computação, sob a supervisão das professoras Adriana Santos Auzani e Gilda Assis. Na fase de desenvolvimento dos projetos os acadêmicos receberam orientação técnica da professora Beatriz Borsói e foram capacitados no uso do kit de desenvolvimento Arduino, pelo professor Fábio Favarim, coordenador do projeto “Motivação de Alunos de Ensino Médio ao estudo de Engenharia”, que tem apoio da UTFPR.

A visitação à I Mostra foi expressiva e recebeu alunos do Ensino Fundamental e Médio dos Colégios Mater Dei e Sesi de Pato Branco e, também, acadêmicos e servidores do Câmpus.

A I Mostra apresentou 14 projetos e se destacou pela diversidade, criatividade e interatividade. Os autores dos trabalhos prestaram as informações referentes às suas “criações”, que nesta edição reuniu os projetos intitulados: Carrinho de controle remoto com Arduino; Biblioteca Online; Semáforo inteligente com Arduino; Simulador de direção com placa stargate; Sistema de monitoramento de ambientes com Arduino; Sistema Web de cadastro de repúblicas estudantis (php); Aplicativo para controle de uso de equipamentos de um laboratório; Sistema de pagamento pela internet (boleto/cartão) para a recarga do cartão do ônibus; Caixa e controle de estoque de um supermercado; Aplicativo para controle das refeições do restaurante universitário; Lego que é controlado por outro lado e que desvia de obstáculos; Helicóptero em Arduino; Caixa e controle de estoque de um supermercado; e Despertador com Arduino.

Esta iniciativa possibilitou a aproximação dos estudantes com a área de Computação, levando em conta o depoimento de alguns dos alunos visitantes, como por exemplo, do estudante do 9° ano, do Colégio Mater Dei, Samuel Pandolfo, que declarou ter gostado da I Mostra e revelou ter muito interesse pelo Curso de Engenharia de Computação.

Na avaliação da professora Adriana, “os objetivos propostos para o evento foram alcançados”. Segundo ela, “os organizadores ficaram gratos pelo prestígio que a I Mostra recebeu dos colegas servidores e da comunidade externa à Instituição”. Neste aspecto a organizadora destaca que o tripé (ensino – pesquisa - extensão) foi vivenciado no evento, “o ensino - se deu no envolvimento interdisciplinar de Comunicação, Introdução à Engenharia e Fundamentos da Programação; a pesquisa - na criação e desenvolvimento de hardware e software; e a extensão - pela visitação e interação da comunidade com a Universidade”, conclui a professora.

Foto 1foto 2foto 3