As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

PAPMEM

Curso de Aperfeiçoamento capacitou 60 professores de Matemática do Ensino Médio e Fundamental
PAPMEM

Turma do PAPMEM - janeiro 2014

A UTFPR - Câmpus Pato Branco, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), realizou no período de 13 a 17 de janeiro, o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio - PAPMEM.

A turma deste módulo contou com a participação de 60 professores, procedentes de 18 cidades da região Sudoeste do Paraná e 6 da região Oeste de Santa Catarina.

O curso teve carga horária de 40 horas e as atividades desenvolvidas contemplaram vídeoaulas e grupos de discussões sobre Matemática com os tópicos: Proporcionalidade de Funções Afins. Funções Quadráticas. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Aplicações da Trigonometria. Uma Introdução ao Cálculo de Volumes. Combinatória. Noções de Matemática Financeira. As vídeoaulas foram ministradas pelos professores do IMPA, Elon Lages Lima (Coordenador Nacional), Eduardo Wagner, Paulo Cezar Carvalho e Luciano Castro; sendo que a resolução e discussão dos exercícios foram conduzidas pelos professores Jackson Luchesi (Coordenador do Projeto no Câmpus) e Rômel da Rosa da Silva (Professor Instrutor), da UTFPR - Câmpus Pato Branco.

O Programa, que já é ofertado no Câmpus, desde 2011, no período de férias, vem crescendo em número de vagas e cumprindo com seus objetivos, conforme destaca o Coordenador, professor Jackson Luchesi. O PAPMEM é uma reconhecida iniciativa de formação continuada para professores de matemática que atuam no ensino médio ou fundamental. O programa oferece uma abordagem de alto nível sobre assuntos matemáticos e sugere como fazer a transposição desses assuntos para os alunos em sala de aula.  A cada edição o número de participantes vem aumentando, isto reflete o interesse dos professores em buscar novos conceitos e métodos de ensinar matemática. Deste modo, o PAPMEM ajuda a fortalecer a matemática em nossa região e, consequentemente na UTFPR - Pato Branco”.

Para conhecer melhor o perfil do participante e a opinião dos mesmos com relação à capacitação foi aplicada uma avaliação do Programa. Confira alguns dos depoimentos.

copy_of_DSC_4726.jpgProfessores em sala de aula - exercícios - PAPMEM 01-2014 Professores no Auditório e Vista do palco - PAPMEM 01-2014