As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Sisu 2014

Publicado edital do SISU de verão 2014. Inscrições serão do dia 6 a 10 de janeiro

A UTFPR publicou nesta segunda-feira (30) o edital do processo seletivo para os cursos de graduação para o primeiro semestre de 2014, que será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições vão de 6 a 10 de janeiro e devem ser realizadas no Portal do Sisu.

Para se inscrever os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

No Portal do Sisu, o estudante deverá escolher até duas opções de curso. Durante o período de inscrições, o MEC divulgará a nota de corte para cada curso. O candidato poderá mudar a sua opção caso avalie que possui mais chance de ser aprovado em outro curso.

Ao todo, nesta edição, a Universidade Tecnológica ofertará 3.962 vagas em 98 cursos e 12 Câmpus. Desses, nove são ofertados pela primeira vez: Engenharia Eletrônica (Cornélio Procópio), Engenharia Química (Francisco Beltrão), Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (Ponta Grossa), Bacharelado em Comunicação Organizacional (Curitiba), Tecnologia em Sistemas para Internet (Toledo), Engenharia Química (Apucarana), Engenharia de Produção (Londrina), Engenharia Civil (Guarapuava) e Tecnologia em Manutenção Industrial (Guarapuava).

O resultado da primeira chamada, elaborada pelo MEC, será divulgado em 13 de janeiro e estará disponível no Portal da UTFPR. As matrículas da primeira chamada deverão ser realizadas entre os dias 17 e 21, no Câmpus do curso para o qual o candidato se inscreveu. O MEC divulgará a segunda chamada no dia 27.

Os candidatos não convocados para o curso escolhido como primeira opção, na primeira e segunda chamada, poderão se inscrever na lista de espera, no Portal do Sisu, de 27 de janeiro a 07 de fevereiro. A UTFPR ainda fará outras chamadas até abril.

Política afirmativa

Metade das vagas ofertadas em cada curso da UTFPR é destinada a candidatos que cursaram e concluíram com êxito todas as séries do Ensino Médio em escola pública.

Das vagas reservadas aos cotistas, 50% são destinadas aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita e 50% são destinadas aos candidatos oriundos de famílias independente de renda, ambos divididos entre os autodeclarados pretos, pardos e indígenas e os que não se enquadram no grupo, sendo distribuídos nas seguintes categorias:

Categoria 1 – cotista oriundo de família com renda, comprovada, igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita e que não se declarou preto, pardo ou indígena;

Categoria 2 – cotista oriundo de família com renda, comprovada, igual ou inferior a 1,5 salários- mínimos per capita e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena;

Categoria 3 – cotista independente de renda, sem necessidade de comprovação, e que não se declarou preto, pardo ou indígena;

Categoria 4 – cotista independente de renda, sem necessidade de comprovação, e autodeclarado preto, autodeclarado pardo ou autodeclarado indígena.

Mais informações estão disponíveis no Portal do Sisu, no edital do Sisu do MEC, no edital do Processo Seletivo da UTFPR e no Portal da UTFPR.

Atualizado em 08/01/2014.