As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2014 Março Primeira Defesa de Dissertação do PROFMAT-PB será realizada no dia 24/03

Primeira Defesa de Dissertação do PROFMAT-PB será realizada no dia 24/03

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), ofertado no Câmpus Pato Branco, dará início às sessões públicas de defesa das dissertações dos mestrandos.

No dia 24 de março, às 9 horas, na sala V001, o mestrando Douglas Francisco Dario, que ingressou na turma de 2012 (primeira turma do Programa ofertado em Pato Branco) fará a primeira defesa de dissertação, intitulada Geometrias não-Euclidianas Elíptica e Hiperbólica no Ensino Médio.

Conforme contextualiza o Coordenador do PROFMAT, professor João Biesdorf, “matematicamente, a Geometria Euclidiana foi desenvolvida por Euclides de Alexandria (300 A.C.), quando ele assumiu cinco postulados (fatos assumidos como verdadeiros) e formalizou a geometria que hoje conhecemos como geometria plana. Mas o quinto postulado, que é equivalente a dizer que por um ponto fora de uma reta dada passa uma e única reta paralela à reta dada, incomodava muitos matemáticos, até que há menos de quatro séculos resolveram negar este postulado fazendo surgir as geometrias não-euclidianas”. O professor complementa: “do ponto de vista físico, a Geometria Euclidiana é a geometria plana, enquanto a Elíptica pode ser pensada como geometria na "esfera". Por exemplo, quando calculamos a distância de Pato Branco até Tóquio, usamos a Geometria Elíptica, pois estamos interessados na distância pela superfície terrestre e não em linha reta”.

O Coordenador destaca também que, “no Estado do Paraná as geometrias não-euclidianas estão nas propostas curriculares do Ensino Médio, mas, geralmente, não são tocadas nem nos cursos de Licenciatura em Matemática (onde os professores de Ensino Médio em Matemática se formam)”.

O tema da dissertação foi escolhido pelo próprio mestrando e tem como objetivo tornar o assunto mais acessível e viabilizar a sua apresentação, bem como "estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis".

O mestrando contou com a orientação do professor doutor Fredy Maglorio Sobrado Suárez e com a coorientação do professor doutor João Biesdorf.

O início das defesas do PROFMAT vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020 "Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de Pós-Graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação".

No Polo Pato Branco do PROFMAT, já ingressaram 50 mestrandos, em três turmas: em 2012 (15 alunos), 2013 (15 alunos) e 2014 (20 alunos). Em breve outras defesas serão realizadas.

Atualizado em 21/03/2014