As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Taekwondo

Aluno da UTFPR disputará o 10º Mundial Junior de Taekwondo na China, de 26 a 29/03
Taekwondo

Lucas de Krishna Ostapiv, atleta da Seleção Brasileira de Taekwondo

Após conquistar a titularidade na Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo no final de 2013, o patobranquense, aluno do Curso Técnico-Integrado em Agrimensura da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Lucas de Krishna Ostapiv, 16 anos, se prepara para representar o Brasil no 10º Campeonato Mundial Juvenil, que será disputado de 26 a 29 de março, em Taipei - Taiwan, na República da China.

Estamos treinando firme para que o Lucas possa fazer boas lutas na China, mas no nível mundial a dificuldade é imensa. Para ter uma ideia, o Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro em mundiais. Além disso, estamos longe demais das capitais e Pato Branco, infelizmente, não está preparado atualmente para desenvolver o esporte de alto rendimento. As dificuldades fora do tatame por aqui também são enormes”, declara Fabiano Ostapiv, pai do atleta e professor do Departamento de Mecânica do Câmpus.

O irmão Gabriel, acadêmico de Engenharia Mecânica, que treina e luta quase que diariamente com Lucas, fala com expectativa sobre as futuras competições. “Estamos de olho também no Campeonato Paranaense e no Brasileiro, mas dá um arrepio pensar que meu irmão vai competir no mundial. Que eu saiba nenhum patobranquense conseguiu algo parecido no esporte amador. Estamos muito orgulhosos”.

O atual campeão brasileiro da categoria 78kg, se diz preparado para o desafio. “Sei das dificuldades e do pouco tempo que teremos para treinar junto com a delegação brasileira. Mas venho treinando firme e espero estar na minha melhor condição durante o Campeonato Mundial para levar o nome do esporte brasileiro e da região. Sei que é uma oportunidade de ouro e quero aproveitar". Além disso, ele tem convicção do desafio que tem pela frente e destaca: “É muito importante esta oportunidade que estou tendo, e estou tentando aproveitá-la da melhor forma possível”.

A viagem está marcada para o dia 17 de março, data que o atleta embarca juntamente com os integrantes da Delegação da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo.

Lucas tem recebido o incentivo de toda a família e, apesar das dificuldades encontradas, conforme informações prestadas pelo pai, apoios estão surgindo como o serviço de avaliação biométrica e física disponibilizado para os irmãos Ostapiv, nos laboratórios do curso de Educação Física da Faculdade de Pato Branco (Fadep). Além disso, alguns empresários estão mostrando interesse em apoiar o desenvolvimento de atletas de alto nível e da modalidade esportiva na região. Como é o caso da Atlas Indústria de Eletrodomésticos. “Queremos firmar esta parceria”, afirma o pai Fabiano.

O empenho, garra e determinação desses atletas, que conciliam seus treinos, com os estudos e outras atividades culturais, são sinônimos de orgulho para a UTFPR. Além disso, a participação no evento mundial eleva e enobrece não somente a Instituição, mas o Município, Estado e Nação.

Ao Lucas, toda a nossa energia e vibrações positivas para que conquiste seus objetivos!!!

Atualizado em 13/03/2014.