As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

TCC - Química

Ensinar com ARTE: Criação e Utilização de Histórias em Quadrinhos como Proposta de Aprendizagem de Química

Ensinar química por meio de histórias em quadrinhos foi a proposta desenvolvida pelos discentes da UTFPR -  Câmpus Pato Branco, Leonardo Wilezelek Soares de Melo e Cleiton José Oselame, orientados pelo professor Edimir Andrade Pereira. O projeto foi idealizado e aplicado durante a participação destes alunos no Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), no Colégio Estadual Professor Agostinho Pereira, sob supervisão do professor do Ensino Médio Clovis Abel Giulian.

A utilização de histórias em quadrinhos, em sala de aula tem se tornado uma importante ferramenta, como recurso didático.  Esta atividade lúdica tem como objetivo levar o aluno a memorizar facilmente o assunto abordado, induzindo o raciocínio lógico, a reflexão, o pensamento, ajudando na construção do seu conhecimento cognitivo.

Cada vez mais em concursos, vestibulares e no próprio ENEM os quadrinhos, charges e cartuns estão presentes no corpo das provas e sua utilização desde o ensino médio, torna mais habitual sua visualização e oferece aos alunos mais subsídios com relação a sua capacitação.

Para confeccionar as histórias faz-se necessário pesquisar, ler e organizar conceitos de forma que a história fique chamativa e interessante, e assim possibilite um aprendizado mais agradável.

De acordo com o professor Edimir Andrade, desde as primeiras etapas de concepção desta ideia, o mesmo percebeu que estava diante de trabalho de caráter inovador frente às tradicionais aulas.“Como combustível para o processo, as ferramentas disponíveis seriam a associação do lado puramente teórico da Química coma utilização da imaginação, aplicadas a uma ferramenta de geração de quadrinhos. Uma tarefa difícil, porém o produto final veio confirmar que a educação precisa de iniciativas criativas, inteligentes, livres e instigadoras, possibilitando trabalhar e combinar fatos conhecidos a fim de gerar novas formas de apresentação que ultrapassam o abstracionismo e tornando concreto a difícil arte de ensinar. Disseminar trabalhos como este é fundamental para despertar o interesse pela educação. Os alunos estão de PARABÉNS!!!”, declara Edimir.

A pesquisa no ensino de ciências tem evoluído consideravelmente nos últimos anos e demonstrado êxito em tornar a aprendizagem mais contextualizada e dinâmica. A visualização é, neste sentido, imprescindível dentro do objetivo de alterar paradigmas de que o sistema ensino-aprendizagem é apenas algo mecânico.

Foi pensando nisso que os alunos, utilizaram a plataforma do site ToonDoo (http://www.toondoo.com.br) para criar diferentes quadrinhos relacionando o cotidiano de química de alunos de nível médio com questões elaboradas pelos próprios acadêmicos, com o intuito de dinamizar o ambiente da sala de aula e utilizar o humor como ferramenta no processo de aprendizagem.

Um exemplo pode ser visualizado na imagem a seguir:

Foto 3

Para o acadêmico Leonardo, “a utilização dos quadrinhos, não é apenas uma maneira de tornar a aula divertida, mas também um modo de facilitar a visualização de modelos e conceitos mais complexos, como os estudados em química, que necessitam de uma leitura mais aprimorada e é a utilização do humor que atrai maior atenção dos discentes e instiga sua curiosidade”.

Movido pelo propósito de unificar sua facilidade de comunicação e seu potencial artístico, Leonardo, auxiliado pelo colega Cleiton, percebeu que a criação dos quadrinhos depende muito mais do que apenas bom-humor, pois qualquer criação necessita de grande criatividade relacionada a um repertório teórico apurado.

Este projeto resultou no Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Química, intitulado Criação e Utilização de Histórias em Quadrinhos como Proposta de Aprendizagem de Química, cujas conclusões de sua aplicação apontam para a satisfação dos educandos ao terem acesso a uma metodologia diferenciada, inovadora, que aprofunda o conhecimento e a compreensão, principalmente por propiciar aulas mais dinâmicas, divertidas e participativas.

Foto 1

Foto 2

Notas dos autores relacionadas aos quadrinhos acima:

Fenômeno - é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria.

Fenômenos Físicos - são todas as transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química, apenas a mudança de estado físico da mesma.

Fenômeno Químico - é uma mudança na composição de uma substância. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas.

Mina - gíria, significando garota.

Aminas - classe de compostos orgânicos. A Trimetilamina é a substância responsável pelo odor muitas vezes associado a peixe em decomposição.

Atualizado em 18/03/2014.