As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

BAJA

Acadêmicos participam da Competição Baja Sae - Etapa Regional Sul 2014, em Gravataí

A equipe SaedeBaja, integrada por acadêmicos dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, acompanhada do professor orientador Joviano Janjar Casarin, da UTFPR - Câmpus Pato Branco, participou da Competição Baja SAE Brasil – Etapa Regional Sul 2014, realizada em Gravataí (RS), de 14 a 16 de novembro, na pista da Dana Holding Corporation, localizada no Distrito Industrial.

A competição de projetos Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção.

O projeto da equipe SaedeBaja foi posto à prova, passando pelo crivo de uma banca de avaliadores da Society of Automotive Engineers (SAE), principal órgão do setor automobilístico no mundo que no Brasil é representado pela SAE Brasil. O protótipo, com características off-road projetado e fabricado pelos acadêmicos, também passou pela avaliação dos itens de segurança, conforto e freio do veículo.

Conforme relatou o professor Joviano, “no último dia da competição (16) ocorreu o enduro, com a participação dos veículos em uma pista extremamente difícil e com muitos obstáculos a serem transpostos. Num total de 3 horas de prova, o carro da equipe SaedeBaja foi capaz de executar o percurso”.

A pontuação final foi composta por uma parte de projeto e outra do enduro, o que resultou na 11ª colocação geral da equipe e a 6ª colocação no enduro, num total de 24 equipes inscritas.

O acadêmico capitão da equipe, Fábio José de Camargo, avalia que “o bom resultado é reconhecido pela equipe, pois o fato de terem concluído a construção do protótipo a tempo de participar da competição, já é um bom resultado, tendo em vista que outras equipes não conseguiram atingir esse objetivo”.

Na avaliação do acadêmico a “competição gera estímulo, estímulo gera motivação, motivação gera estudo, estudo gera conhecimento, conhecimento gera satisfação e satisfação gera bem-estar. Em meio a muito trabalho e determinação, a Equipe SaedeBaja continuamente busca o bem-estar para com a engenharia”, destacou Fábio.

A equipe já tem em mente o próximo desafio que será no ano que vem, uma vez que “a competição regional serviu como preparação para a competição nacional denominada Competição Baja SAE BRASIL 2015, a ser realizada de 05 a 08 de março, na cidade de Piracicaba (SP), tendo caráter classificatório para o mundial que acontece em Kansas (USA)”, ressalta o capitão da equipe.

O professor orientador da equipe comenta que, “mesmo com as dificuldades encontradas, em virtude do rompimento de uma peça do carro, o resultado obtido foi expressivo para a equipe, que permanece motivada ainda mais para a próxima competição a nível nacional”. A colocação no ranking, segundo ele, “assegurou a manutenção dos patrocinadores atuais, culminou na confirmação de um novo patrocínio internacional da empresa Wrike Project Management Software, além da possibilidade de captação de outros novos apoios”.

Atualmente a Equipe SaedeBaja é composta por 16 acadêmicos: Alexandre Duarte de Almeida, André Luiz Luft, Bruno Albuquerque, Daniel Comin, Fábio Alex Roque, Fábio José de Camargo, Felipe Patron Cândido, Francieli Faccin, Guilherme Polachini, Guilherme Teixeira Aguiar, Henrique Artuzo Sgazerla, Jovani Antonio Cossa, Júlio Cesar Alves Martins, Luís Augusto Berwanger Mallmann, Luís Felipe Coelho e Rafael Merger Artuzo.

Para o desenvolvimento do projeto a equipe contou com o apoio do acadêmico Claudir de Souza, das equipes de Eficiência Energética (Pato a Jato e Tubarão Branco) e de todo o corpo docente do Departamento de Mecânica (DAMEC), do Câmpus Pato Branco, bem como dos patrocinadores Alcast, Aramart, Bimaq, Funditech, JGS, Kucmaq e Rozimbo Peças.

Atualizado em: 21/11/2014