As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Cultura & Arte

Primeira edição do FUCA realizou rodas de diálogos, recital, apresentações teatrais e artísticas, danças, oficinas e exposições

O Câmpus Pato Branco, de 04 a 06 de novembro, teve sua rotina modificada pelas diversas atividades artísticas e culturais realizadas durante o primeiro Festival Universitário de Cultua e Arte (FUCA).

As atividades tiveram como objetivo difundir os talentos culturais e artísticos da Universidade para servidores, alunos e comunidade em geral, promovendo o intercâmbio artístico-cultural e a troca de experiências entre os artistas e os demais interessados pelas diversas manifestações de arte e cultura.

A programação contou com rodas de diálogos, sobre os temas “A função da arte na formação humana: arte, por que não?” e ”A Educação do Olhar”;  exposição de Artes Visuais (caricaturas, desenhos realistas, artes plásticas, mangás); apresentações culturais (Recital Paulo Leminski, promovido pelo Colégio Estadual de Pato Branco; danças com os poemas de Paulo Leminski com a Escola Estadual São João Bosco e danças indígenas apresentadas pelos alunos da Escola Estadual Vera Tupã, de Chopinzinho). Para “fazer arte” foram realizadas variadas oficinas: de argila, de mangás, de teatro, de guirlandas de Natal, cine debate e também oficina de fotografia.

Em dois momentos do Festival, houve a apresentação da peça Meno Male, do Grupo de Teatro Artífice e durante todo o evento o Sarau de Letras movimentou acadêmicos e servidores, convidando-os a participar e apresentar a sua arte em um palco instalado entre os blocos M e N. E não poderia faltar em um evento que proporcionou a difusão da cultura e da arte uma feira de livros na biblioteca do Câmpus.

E a primeira edição do FUCA não parou. Para encerrar o evento, a última noite revelou os mais variados talentos da Universidade e da comunidade em geral em apresentações musicais, literárias e de dança no anfiteatro.

Para a coordenadora do evento e responsável pelo Núcleo de Cultura e Comunicação, do Departamento de Extensão (DEPEX), professora Denise Maria Bueno Ponzoni, “foram três dias de pura magia, que movimentou a Universidade e procurou despertar a arte e a cultura no ambiente acadêmico”.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Cultura e Comunicação, do Departamento de Extensão (DEPEX/DIREC), juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centros Acadêmicos (CA’s) e o Grêmio Estudantil.

Atualizado em: 12/11/2014