As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2014 Novembro Internacionalização

Internacionalização

Câmpus realizará o I Seminário de Internacionalização e receberá palestrante de Portugal, dia 25/11

Com objetivo de fazer da internacionalização uma realidade ainda mais concreta no âmbito da instituição e suscitar ações em nível de graduação e pós-graduação, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco, realizará o I Seminário de Internacionalização, no dia 25 de novembro, terça-feira, às 18h40min, no anfiteatro.

O evento contará com a presença do Pró-reitor acadêmico da U.Minho (Portugal), Filipe Vaz, que falará sobre os processos de Internacionalização entre aquela Universidade e as Universidades parceiras na Europa e nas Américas.

Em um segundo momento da programação ocorrerão os relatos de experiência dos alunos PLI, do Câmpus Pato Branco que retornaram de Portugal em setembro pela 1ª edição do Projeto e se disporão a responder perguntas numa "mesa de debate". Atualmente, sete alunos do curso de Letras, cumprem neste momento seu segundo ano de estudos em Braga - Portugal, e retornarão ao Brasil em setembro de 2015.

A promoção deste evento busca estreitar as parcerias já existentes por intermédio do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) na direção do futuro estabelecimento de acordos de dupla-diplomação entre os cursos de graduação da UTFPR e da Universidade do Minho (U.Minho).

Para a professora Gisele Giandoni Wolkoff o evento pretende mostrar o que já existe atualmente em termos de parcerias com a Instituição portuguesa e outras, bem como acenar futuras novas parcerias de mobilidade, para o aprimoramento das dinâmicas de internacionalização no nosso Câmpus”.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica, bem como à comunidade externa.

O Seminário é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras (Coordenação PLI-Grupo 1, alunos PLI- grupo 1) e do PARFOR-PB, em parceria com os Câmpus Toledo e Campo Mourão, e com apoio da Diretoria-Geral do Câmpus Pato Branco e Pró-Reitoria de Graduação da Reitoria.

A seguir, confira a programação detalhada:

18h40min: Abertura do evento;

Apresentação do Coral Contraponto (UTFPR – PB);

19 horas: Palestra "A Internacionalização do Ensino Superior", com Prof. Filipe Vaz (U.Minho - Portugal);

20 horas: PLI - relatos de experiência (vídeo) e mesa de debate, (Bruna Valeria, Camila Faedo, Eliza Sozo, Luana Vargas, Patricia Hofmã, Pricila Furlan, Rafael Alves de Almeida);

21 horas: "Estudos Lusófonos e a Internacionalização", Prof. Dr. Rodrigo A. Xavier (UTFPR – PB);

21h20min: "A vital importância da internacionalização para a Pós-graduação em Letras" - Prof. Dr. Wellington R. Fioruci (UTFPR – PB);

21h40min: "Celebrando intercâmbios: o início de um novo rumo a Pato Branco e à UTFPR" – Profª. Drª. Gisele Giandoni Wolkoff.

Atualizado em 20/11/2014.