As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2014 Novembro UTFPR participa da Feira do Conhecimento na Expopato 2014

UTFPR participa da Feira do Conhecimento na Expopato 2014

Fazendo parte das atividades técnicas da 16ª Expopato (Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco), a UTFPR/Câmpus Pato Branco organizou, em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB), mais uma Feira do Conhecimento no ramo agrícola. Desta feita o tema escolhido foi a cultura da soja.

O evento foi realizado no dia 11 de novembro e contou com a presença de 305 inscritos entre profissionais e estudantes de Agronomia, bem como produtores rurais ligados à cultura da soja. No Wokshop sobre a Cultura do Soja  foram promovidas palestras envolvendo temas como qualidade de sementes, arranjo de plantas, adubação, ecofisiologia para altos rendimentos, controle de pragas e nematóides.

A professora do Curso de Agronomia da UTFPR, Rosângela Dallemole Giaretta, proferiu a palestra intitulada “Manejo de nematóides fitopatogênicos”. Os demais palestrantes foram de Instituições como a Embrapa/Soja (Londrina), Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas e do Grupo Floss (Passo Fundo). Todos com vasta experiência nos temas propostos e com resultados consistentes de pesquisas.

Conforme informações do professor do Curso de Agronomia e Diretor Técnico da AEAPB, Luís César Cassol, “a soja é uma cultura muito importante no contexto local, estadual e nacional. A produtividade média brasileira de soja é igual ou mesmo superior à obtida em países desenvolvidos. No entanto, em função das condições de clima e solo, aliada ao melhoramento genético, ainda existe um vasto potencial de crescimento. Apesar disso, das 200 milhões de toneladas de grãos estimadas pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a safra 2014/2015, cerca de 92 milhões de toneladas serão representados pela cultura da soja. Somente na microrregião de Pato Branco (15 municípios), a soja ocupa cerca de 80% da área plantada, com uma produção em torno de 1 milhão de toneladas/ano”, finalizou.

Atualizado em: 21/11/2014