As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Abril Ferramenta possibilita divulgação das produções acadêmica e científica na UTFPR

Ferramenta possibilita divulgação das produções acadêmica e científica na UTFPR

A UTFPR disponibiliza o Portal de Informação em Acesso Aberto (PIAA). A ferramenta busca ampliar o acesso e a visibilidade das produções acadêmica e científica da Instituição. Com novo layout, a interface permite que o usuário faça a pesquisa simultânea em três bancos de dados.

A busca pode ser simples ou avançada pela seleção dos campos "autor, título e assunto". Também é possível combinar diferentes critérios e aplicar filtros, como idioma, tipo de documento, coleção e data de publicação. “Acreditamos que seja bastante útil, pois isso reduz o tempo de resposta para encontrar uma informação” afirma Emanuelle Torino, coordenadora do Comitê Gestor do Portal.

O usuário pode criar uma conta e salvar os resultados em listas para organizar os conteúdos pesquisados, enviá-los por e-mail ou exportá-los para o software EndNote. As referências já podem ser obtidas com formato padrão do sistema e, futuramente, com o da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mais sobre o PIAA

É a primeira ferramenta desta natureza, implementada com software livre por uma universidade brasileira. Além dela, há apenas o Portal Oasisbr do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os servidores e alunos, que tiverem interesse em disponibilizar conteúdos, devem entrar em contato com a Biblioteca do respectivo câmpus.

Conheça mais sobre os bancos de dados disponíveis no PIAA:

Repositório Institucional da UTFPR (RIUT) – artigos publicados em periódicos ou anais de eventos, avaliados por pares, teses e dissertações, livros e capítulos de livros.

Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA) – trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização, recursos educacionais abertos, produção audiovisual e registros iconográficos.

Periódicos Científicos da UTFPR (PERI)  - periódicos científicos vinculados a qualquer Câmpus da Universidade, gerenciados por um Conselho Editorial Próprio, apoiado pelo Comitê Gestor.

Atualizado em 14/04/2016

Assessoria de Comunicação via DIRCOM

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.