Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Reciclagem

Câmpus Pato Branco realiza destinação correta de materiais de rede estruturada e recebe materiais novos

Recentemente, o Câmpus Pato Branco realizou reformas na rede lógica dos blocos B, L, N e S e, em decorrência disso, foram removidos cerca 267 quilos de cabos de rede lógica, elétrica e de telefonia.

Conscientes quanto à necessidade de proceder a destinação correta desses materiais, somados à responsabilidade em cumprir a legislação vigente, os servidores da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (COGETI) do Câmpus, Rudinei Silvestro e Rober Mayer, encaminharam todo esse material para a fabricante especializada em cabeamento estruturado Furukawa, que atua em boa parte do Brasil e mantém o Programa Green IT Furukawa. Este Programa é uma solução sustentável que tem o objetivo de racionalizar a utilização de recursos não-renováveis com o tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado.

A iniciativa, conforme expediente emitido pelo Órgão, possibilitou a reciclagem e ajudou a evitar que cerca de 133,5 quilos de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais; reduzir a extração de 25,3 toneladas de minério de cobre; e a reduzir o consumo de 2.553 kw, energia suficiente para abastecer 17 residências durante um mês.

Para o coordenador, Rudinei Silvestro, “a Instituição cumpre desta forma as recomendações feitas pela Secretaria de Logística e TI (SLTI), do Ministério do Planejamento e Gestão, no que diz respeito a “TI Verde” e também a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305/2010”, além de receber, como bonificação, três caixas de cabo de rede Furukawa Gigalan Cat6, cada caixa com 305 metros. Estes materiais serão utilizados na manutenção da rede lógica do Câmpus, conforme demandas.

Atualizado em 14/04/2016.

Assessoria de Comunicação

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.

Ações