Destaque

Projeto Matemágicas da UTFPR apresenta a Matemática de forma lúdica para estudantes da rede estadual

Acadêmicos e estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática, sob a coordenação do professor Carlos Alexandre Ribeiro Martins, do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), desenvolveram algumas atividades voltadas aos alunos do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino de Pato Branco.

As atividades desenvolvidas com os alunos foram preparadas no período de abril a agosto e, antes de serem aplicadas, todas foram apresentadas para algumas pessoas que conhecem Matemática. Também foram realizados treinamentos com os monitores, 14 alunos do curso de Licenciatura em Matemática, dispostos a auxiliarem no projeto.

O projeto denominado Matemágicas foi desenvolvido por meio de jogos lúdicos, e os visitantes foram recebidos nas segundas e quintas-feiras, nos períodos da manhã (8h30min às 10h30min) e da tarde (14h00min às 16h00min) sempre contando com a colaboração de 02 ou mais voluntários por período.

Decidimos por desenvolver o projeto de Matemágicas, utilizando mágicas, para mostrar a matemática de uma forma diferente da vista em sala de aula. Após pesquisar diversas mágicas optamos por desenvolver 10 atividades voltadas diretamente aos alunos do 6º e 7º ano”, relata o coordenador do projeto, professor Carlos.

Para os estagiários do Laboratório de Matemática (LAMAT) e os monitores “é de extrema importância abordar a matemática de uma forma diferente, pois há um interesse maior dos alunos. Percebemos que eles ficaram com um pensamento um pouco diferente, o de que a Matemática pode ser uma disciplina prazerosa”.

A UTFPR recebeu 361 visitantes de nove Escolas do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.

Relato de alguns alunos que participaram do projeto:

“Algumas mágicas foram feitas com cartas mas a que eu mais gostei foi a das fichas que tinha que adivinhar o dia do aniversário das pessoas”. (Alessandro Medeiros)

“Hoje eu não me arrependo em ter participado do projeto, hoje sou uma fanática por Matemática estou sempre tentando aprender mais”. (Isabella Cristina Zanella)

“Eu gostei muito de conhecer a UTFPR e aprender coisas novas da Matemática, com os professores Cintia e Vagner”. (Sabrina D. Amaral)

IMG_4975.jpgIMG_4976.jpgIMG_4978.jpg

Atualizado em 16/12/2016

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook