As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Dia Mundial do Solo

Doutores em Ciências do Solo da UTFPR desenvolvem atividades para alunos do Ensino Fundamental
Dia Mundial do Solo

Professora Sâmala Glicia Carneiro Silva, com alunos do 4º ano do ensino fundamental, no laboratório de solos

Na última segunda-feira, dia 05 de dezembro, o Curso de Agronomia do Câmpus Pato Branco, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou Dia de Campo, para alunos do 4º ano do ensino fundamental, das escolas da rede municipal de ensino.

A iniciativa teve por objetivo a popularização da ciência do solo com a execução de atividades no laboratório de solos e na Área Experimental da UTFPR. Para tanto, os temas abordados e a forma de apresenta-los foram adequados aos conteúdos curriculares dos alunos.

A programação teve início às 08 horas da manhã e durante todo o dia foram desenvolvidas atividades relativas a ciência do solo. Estas atividades foram divididas em quatro grandes temáticas: Gênese e Classificação do Solo, Física do Solo, Química e Fertilidade do Solo e Manejo e Conservação do Solo, sendo que em todas elas foram abordadas aspectos relacionados as funções ambientais e agrícolas do solo.

De acordo com a Coordenadora da Atividade, Nilvania Aparecida de Mello “nos centros urbanos é cada vez mais difícil o cidadão comum ter a possibilidade do cultivo, da interação com a terra. E mesmo quem mora no meio rural acaba perdendo o hábito do contato direto com solo. Em alguns países do hemisfério norte as crianças são incentivas a brincar com terra, tanto para aumentar sua resistência a doenças quanto porque acredita-se que no solo há uma “bactéria da felicidade” tamanha a sensação de bem-estar e tranquilidade que manusear, inalar o cheiro da terra, nos proporciona. É realmente uma pena que tenhamos nos desconectado desta alegria que quase todos já experimentamos na infância”.

Neste ano de 2016, para comemorar o Dia Mundial do Solo, os professores em conjunto com a técnica laboratorista da área de Solos da UTFPR de Pato Branco, todos doutores em Ciência do Solo, resolveram abordar esta temática, não para adultos, mas para as crianças. “Quem sabe assim, falando para quem ainda não vê o solo apenas como sujeira ou inerte, ainda podemos ter esperança de reacender o respeito a e consciência da necessidade de conservação deste elemento” completa Nilvania.

O dia Mundial do Solo, celebrado em 05 de dezembro, foi estabelecido no ano de 2002, pela União Internacional de Ciências do Solo (IUSS) para celebrar a importância crítica do solo para a humanidade.

Foto 1

Andressa Pilonetto, técnica laboratorista do Laboratório de Solos, apresentou aos alunos a parte de química e fertilidade do solo.

Atualizado em 07/12/2016

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook