Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Dezembro Atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, realizadas no último dia 06/12, tiveram foco na prevenção

Atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, realizadas no último dia 06/12, tiveram foco na prevenção

Atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, realizadas no último dia 06/12, tiveram foco na prevenção

Dr. Mauricio Centurion Candia em explanação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)

A UTFPR – Câmpus Pato Branco por meio do Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos (CIMCO), em parceria com Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), realizou no último dia 06 de dezembro, atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS.

Pela manhã foi realizada palestra proferida pelo Dr. Mauricio Centurion Candia, com temática relacionada à prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). E durante todo o dia, a equipe do COAS realizou testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis a todos os interessados.

Foram realizados 252 exames, sendo que para cada exame são necessários 30 minutos para reagir e em caso de alguma alteração o paciente é encaminhado para a realização de exames mais completos e o devido acompanhamento.

A Coordenadora do COAS, Bernadete Centurion, destaca que “é muito importante que se faça a prevenção, o uso do preservativo e que as pessoas nunca fiquem na dúvida. O teste é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde, Unidade de Pronto atendimento (UPA) e também no COAS”

Com a intensificação dessas ações, na perspectiva da informação e divulgação, o Programa CIMCO estima atingir o maior número possível de pessoas, com o objetivo de que os dados estatísticos de indivíduos afetados pela síndrome sejam cada vez menores e, ao mesmo tempo, que estes tenham conhecimentos e a conscientização dos métodos e das formas de acesso à informação e prevenção.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos. A campanha deste ano teve como enfoque principal os jovens de 15 a 24 anos.

Mais informações podem ser obtidas no portal sobre aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais: http://www.aids.gov.br/.

001.jpg003.JPG002.jpg

 

Atualizado em 07/12/2016

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook

Ações do documento