Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Competição

Equipe Pato a Jato se prepara para a 10ª Shell Eco-marathon Americas, que acontecerá em Detroit, de 22 a 24/04
Competição

Equipe Pato a Jato com o protótipo Popyguá, em Detroit (USA), durante a Shell Eco-marathon Americas 2015

A Equipe Pato a Jato, vice-campeã da Shell Eco-marathon Americas 2015, na categoria de combustíveis alternativos usando etanol, conquistou o melhor resultado de uma equipe brasileira na história da competição, com o protótipo Popyguá, que atingiu uma média de consumo de 316 quilômetros com um litro de etanol.

Desde então, os preparativos para aperfeiçoar o protótipo, buscando conquistar resultados ainda melhores na competição deste ano, se intensificam. Os membros da equipe revelam que estão trabalhando assiduamente no desenvolvimento do novo modelo, que passará por uma reformulação geral. O novo protótipo será construído em compósito de fibra de carbono, com o objetivo de reduzir significativamente o peso, que consequentemente resultará no menor consumo de combustível. Além disso, serão realizadas melhorias no powertrain e no sistema de direção.

O desafio nesta etapa preparatória, para que se possa desenvolver tecnologia de ponta no protótipo está sendo a obtenção de recursos financeiros ou de peças, materiais e componentes para o desenvolvimento do nova versão do veículo.

A equipe recebe recursos financeiros da própria universidade, entretanto o projeto demanda outros custos e investimentos, razão pela qual está sendo apresentada pela Equipe Pato a Jato uma Proposta de Patrocínio

Na proposta, os interessados têm diversas opções e formas de patrocinar a equipe, e dentre estas citamos algumas, sendo que as empresas podem contribuir da melhor maneira, como: com a doação de materiais, que serão utilizados no desenvolvimento do veículo; com auxílio financeiro, que ajudará a equipe em aquisições de diversas peças, e; com equipamentos e custo de translado para as competições.

Foram contemplados na proposta três planos de patrocínio distintos, permitindo assim, várias formas de divulgação da marca do patrocinador, podendo esta ser no veículo, em camisetas, bonés, banners, macacão do piloto, oficina, página do facebook, etc.

Equipe Pato a Jato

A Pato a Jato é uma equipe de eficiência energética formada por acadêmicos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco.

Foi fundada em 2009, sob a coordenação do professor Genaro Marcial Mamani Gilapa, e a orientação do professor Marcio Tadayuki Nakaura. Atualmente, a equipe conta com dois protótipos, um movido à gasolina e outro a etanol, sob a coordenação do professor Luiz Carlos Martinelli Junior e do professor Bruno Bellini Medeiros.

A equipe foi criada, inicialmente, com o intuito de participar da Maratona de Eficiência Energética ― competição nacional, que ocorre no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, onde participam diversas universidades do país. Começou a competir no ano de 2010, tendo os primeiros resultados expressivos conquistados três competições depois, em 2013, com a terceira colocação na categoria etanol. Já em 2014, obteve o vice-campeonato em ambas as categorias.

Foto1Foto2
Foto4 Foto5

 

Atualizado em 11/03/2016.

Assessoria de Comunicação 

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.