As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Destaque

Aluna conquista a única medalha de ouro do Estado na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2015 (OBFEP)

A aluna Ana Maria Paludo, do Curso Técnico-Integrado em Agrimensura, do Câmpus Pato Branco, mais uma vez foi premiada. Agora com a medalha de ouro, em nível nacional, na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2015 (OBFEP), a única do Estado do Paraná, nesta edição.

Esta não foi a primeira premiação da aluna. Em 2010 e 2011 ela já havia conquistado outras medalhas de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em 2012 conquistou a medalha de ouro. Em 2013 Ana Maria entrou na UTFPR e recebeu menção honrosa na OBMEP. Em 2014 obteve medalha de bronze, na Olimpíada Brasileira de Física. No ano de 2014, na OBMEP, realizada em nível nacional, conquistou uma das quinhentas medalhas de prata pelo desempenho matemático que demonstrou nas provas, obtendo a 64ª posição no ranking nacional entre os medalhistas de prata, nível 3 e em 2015 Ana Maria obteve medalha de prata.

Ainda em 2015, no mês de outubro, a aluna foi premiada com o troféu "Einstenito", por conquistar o 5º lugar - correspondente à 2ª série – Ensino Médio, na 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Física, juntamente com o aluno, Gabriel M. Simionato, 3º lugar - correspondente à 2ª série – Ensino Médio, em solenidade realizada no Câmpus Curitiba e organizada pela Coordenação Estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBF/OBFEP), em nome do Prof. Durval M. Teixeira, da UTPFR Câmpus Curitiba. Na ocasião os alunos foram acompanhados pela professora Keli Cristina Maurina, que ministra a disciplina de Física, no Curso Técnico-Integrado em Agrimensura do Câmpus Pato Branco.

Segundo a professora Keli “não é só a medalha, embora isso seja maravilhoso, mas o processo que o aluno passa, por ter várias fases, é um processo de enriquecimento, de conhecimento científico, de desenvolvimento de raciocínio e até de interação e de amizades que acaba colaborando em vários sentidos”.

A falar sobre suas conquistas, Ana Maria declara “me sinto honrada em trazer estes prêmios para a nossa Universidade, e sei que não é uma conquista só minha. Sem o incentivo da professora Keli e da Instituição eu não teria conseguido. Mais do que uma medalha, é importante o incentivo para os alunos que não participaram ou não conseguiram o prêmio, pra que se sintam motivados a também estudar física e matemática, aperfeiçoando seus conhecimentos científicos cada vez mais”

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

A entrega de medalhas aos classificados na edição 2015 ocorrerá em breve.

Confira a lista dos premiados, na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2015 (OBFEP).

Atualizado em 16/03/2016.

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.