Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2016 Outubro 130 trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica foram apresentados no II Pré-Sicite

Prof. Reginaldo Justino Ferreira, chefe de Departamento de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (DICT/PROPPG)

Nos últimos dias 10 e 11, aconteceu, no Câmpus Pato Branco, o II Pré-Sicite. O evento é uma realização da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG), com o objetivo de divulgar os resultados dos trabalhos oriundos dos projetos de pesquisa de iniciação científica e tecnológica dos alunos bolsistas e voluntários.

No total foram apresentados os resultados de 130 trabalhos, desenvolvidos de 2015 a 2016, contemplando as seguintes áreas de conhecimento: Administração, Administração Hospitalar, Administração Rural, Agronomia, Astronomia, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências, Economia, Educação, Engenharia Agrícola, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia de Produção, Engenharia elétrica, Engenharia Mecânica, Física, Geociências, Letras, Linguística, Microbiologia, Probabilidade e estatística, Psicologia, Química, Química Industrial e Zootecnia.

Além da apresentação dos trabalhos, foi ministrada a palestra intitulada "Perfil e Perspectivas da Iniciação Científica e Tecnológica na UTFPR", pelo professor Reginaldo Justino Ferreira, chefe de Departamento de Iniciação Científica e Tecnológica (DICT), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da UTFPR (Sistema).

Durante a explanação, Reginaldo destacou que, “em 2015/2016 o número de bolsas destinadas à UTFPR foram: PIBIC 282, PIBIC-AF 66 e PIBITI 99”. Em relação ao Sistema UTFPR, “o Câmpus PB teve o segundo maior número de bolsas alocadas neste período, sendo 54 PIBIC, 08 PIBIC-AF e 09 PIBITI”, pontuou o palestrante.  Em 2015/2016 o montante de recurso financeiro alocado nestes programas, por meio do CNPq (29,08%), Fundação Araucária (46,08%) e da UTFPR (24,83%) alcançam o valor de R$ 2.145.600,00.

A quantidade de trabalhos apresentados foi expressivo, tendo um aumento de 54% de apresentações em relação ao I Pré-Sicite. Neste sentido, para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus, professor Ivo de Lourenço Júnior, “o evento reflete a expansão da pesquisa no Câmpus e contribui para estimular os futuros pesquisadores em atividades científicas e tecnológicas”.

O evento teve a finalidade de avaliar a apresentação oral dos trabalhos, perante uma banca examinadora, para a familiarização dos estudantes em eventos científicos. A apresentação teve a duração de até 10 minutos e 5 minutos para arguição pela banca examinadora.

O evento geral – Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (SICITE) – que reunirá os trabalhos selecionados nos Pré-Sicite dos 13 Câmpus, será realizado de 09 a 11 de novembro, no Câmpus Francisco Beltrão.

Os Programas PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e PVICT, no Câmpus Pato Branco

No Câmpus Pato Branco, os quatro programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa de Voluntariado em Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PVICT), visam apoiar a política de Iniciação Científica.

Os estudantes de graduação iniciam suas atividades de pesquisa a partir da indicação dos professores orientadores e os principais objetivos dos Programas são: Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação; contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação; estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural e ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Dois requisitos são solicitados para o estudante ser partícipe dos Programas de Iniciação Científica nas modalidades PIBIC e PIBITI, estar matriculado em um curso de graduação, e dedicar-se integralmente, por 20h semanais, às atividades acadêmicas e de pesquisa. Na modalidade PIBIC-AF, além dos requisitos citados anteriormente o estudante também deve ter sido beneficiário de política de ação afirmativa para ingresso no Ensino Superior (cotas).

Nos programas PIBIC, PIBIC-AF e PIBITI os estudantes recebem uma bolsa no valor de R$ 400,00 por um período de 12 meses.

Após a entrega de um relatório que descreve toda a atividade desempenhada no período e da apresentação do trabalho desenvolvido no evento de iniciação científica, organizado pela UTFPR, o estudante receberá um certificado de que participou do programa de iniciação científica da UTFPR.

Os estudantes vinculados ao PVICT devem cumprir todas as exigências dos demais programas para o recebimento do certificado, porém não recebem a bolsa para o desempenho de suas atividades.

O requisito para que o docente possa orientar um estudante de Iniciação Científica é que tenha um projeto homologado na UTFPR. O edital de homologação ocorre, em geral, no início do período letivo de cada ano. Esteja atento aos prazos estipulados para procurar, em sua área de interesse, um professor que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo.

IMG_5008 - Cópia.jpgIMG_5010 - Cópia.jpg
DSC_7960.JPGDSC_7757.JPG