Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Extensão

UTFPR disponibiliza vagas para a comunidade externa no Ciclo de Palestras Motores de Combustão Interna

No intuito de incentivar a inserção da comunidade interna e externa, no debate das tecnologias automotivas e sua motorização, será ofertado na UTFPR – Câmpus Pato Branco, o Ciclo de Palestras Motores de Combustão Interna (Combustão Interna a Êmbolo e Motores de Combustão Interna Tipo Turbina a Gás).

A iniciativa do Projeto de Extensão é do professor do Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC) e coordenador do projeto, Fabiano Ostapiv, por meio do Departamento de Extensão (DEPEX) e tem como objetivo principal discutir as características e o funcionamento dos motores de combustão interna (MCI), acompanhando seu desenvolvimento histórico, perspectivas futuras, impactos ambientais e sociais positivos e negativos desta tecnologia que movimenta o mundo.

Os motores de combustão interna (MCI) são considerados os mais comuns e usuais tipos de motores térmicos. São muito utilizados no meio automotivo. Conhecer esta tecnologia suas características e aplicações, é de interesse tanto dos estudantes da UTFPR como de profissionais da área e da comunidade em geral. Se por um lado o uso dos (MCI) traz muitos benefícios para a sociedade, por outro, apresenta também muitos impactos negativos, tanto para o meio ambiente como para a própria sociedade.

Assim sendo, o Ciclo de Palestras é direcionado a estudantes de Engenharia Mecânica, Tecnologia de Manutenção Industrial e também a pessoas interessadas da comunidade externa. Estão sendo ofertadas 20 vagas em cada um dos 10 encontros, conforme cronograma e cada palestra terá 3 temas distintos. As palestras serão gratuitas, ministradas por acadêmicos de Engenharia Mecânica, sob a coordenação do professor Fabiano, com duração de 40 minutos de exposição e 10 minutos de perguntas e respostas, do público para o palestrante e para o coordenador do projeto.

“A proposta permite a capacitação dos estudantes de engenharia mecânica como conferencistas, melhora a interação do curso de mecânica com a comunidade, possibilita o acesso de parte da população a temas relevantes do mundo dos motores a combustão”, justificou o coordenador do projeto, professor Fabiano.

O público interno e externo deverá fazer a inscrição para cada um dos ciclos e poderá assistir aos 3 temas a serem ministrados em cada encontro.

As inscrições para cada ciclo deverão ser realizadas pelo e-mail depex-pb@utfpr.edu.br ou pelo telefone (46 3220-2626) e as turmas serão compostas por ordem de inscrição. As inscrições terão validade somente para cada ciclo de palestras e serão abertas uma semana antes do evento.

O início das palestras ocorreu neste dia 19 de abril e encerram em 21 de junho de 2017. Haverá emissão de certificados de 3h para cada dia de palestra, como ouvinte.

Atualizado em 03/05/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.