Corrida Maluca

Foi dada a largada para a construção dos carrinhos com a entrega dos chassis às equipes participantes

Na manhã da última sexta-feira, dia 04/07, aconteceu no Parque Tecnológico, a entrega dos chassis para as escolas participantes da Corrida Maluca, que será uma das atrações da III Feira de Ciência e Tecnologia, Inventum 2017 e Campus Weekend, que acontecerá de 14 a 18 de outubro, em Pato Branco.

O evento reuniu autoridades, diretores das Instituições de Ensino Superior (IES) envolvidas, professores e alunos das escolas inscritas na competição e representantes das empresas parceiras.

A Corrida Maluca é uma iniciativa do professor do departamento acadêmico de Mecânica, Luiz Carlos Martinelli Junior, que contará com o apoio dos acadêmicos que compõem as equipes Pato a Jato, Pato Baja, Tubarão Branco e UTech Performance, que integrarão as equipes, auxiliando os alunos das escolas na construção de um veículo de recreação (carrinho), contendo quatro rodas, carroceria com ou sem capota, não motorizado (elétrico ou de combustão).

A atividade visa incentivar alunos do Ensino Médio ao aprendizado da tecnologia (resistência mecânica, atrito, ergonomia, entre outros), promover a participação da comunidade próxima à escola a apoiar o projeto (torcida durante o evento, ajuda financeira, administração de horários, etc.), integrar os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR com a comunidade (alunos do Ensino Médio e Técnico), e criar um espírito de equipe entre os alunos participantes, professores e comunidade.

A expectativa do professor Martinelli é de que os participantes “não pensem em competição, mas pensem em aprendizado, e pensem em espírito de equipe, participação. Como eu falei para todas as escolas, a gente não quer ganhar brigando um com o outro, a gente quer ganhar construindo um com o outro”, frisou o idealizador.

A Corrida Maluca propriamente dita ocorrerá próxima ao Parque de Exposições de Pato Branco. O carrinho deve ser capaz de realizar manobras em pista asfaltada, com curvas, pequenos saltos (rampas) e competirá em uma série de provas (estáticas e dinâmicas) onde serão verificadas suas propriedades (relatório de projeto, velocidade e aceleração, segurança, ergonomia, design).

Os chassis que foram entregues às equipes foram doados pela empresa Metalúrgica CBS, de Pato Branco. Para o sócio da empresa, Celso Luiz Gonçalves da Silva, “é uma grande satisfação poder participar com vocês desse grande projeto, e quero dizer que a empresa Metalúrgica CBS sempre está disposta a colaborar em projetos da UTFPR”.

Sobre a Inventum, o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Geri Natalino Dutra, destacou que promover um evento dessa magnitude “é um desafio gigante, que conta com o apoio de uma série de pessoas, uma série de entidades, e todos você vão estar nos auxiliando a fazer essa construção. E o objetivo é justamente esse, que as pessoas se estimulem, que façam as coisas de uma forma diferente, que percebam que fazer ciência, tecnologia e inovação, além do ganho do conhecimento, pode ser bastante interessante e que essa cultura seja levada pra toda nossa região, pra todas as nossas escolas, pra toda nossa comunidade”.

O prefeito Augustinho Zuchi que também se fez presente na ocasião, destacou que “a tecnologia tem que ser fundamental pra vida das pessoas, por isso que é importante que a gente sempre leve isso pra toda a comunidade”. Finalizou desejando que os estudantes façam uma bela competição durante a Inventum.

Até o momento estão inscritas 14 equipes e a organização do evento ainda está recebendo inscrições. Conforme o regulamento, cada equipe deverá ter no máximo doze participantes, sendo um professor da escola que coordena a equipe e um aluno do curso de Engenharia Mecânica, no mínimo. O nome da equipe e o nome do carrinho será decidido pela equipe com aprovação da diretoria da escola representada.

Mais informações podem ser obtidas junto a página oficial da Inventum 2017, Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica pelo telefone (46) 3220-2587, pelo endereço eletrônico martinelli@utfpr.edu.br ou com a organização da Inventum (46) 3220-6080 (Marcos).

DSC_6792.JPGDSC_6807.JPG
DSC_6822.JPG DSC_6809.JPG
DSC_6847.JPG DSC_6856.JPG
DSC_6865.JPG DSC_6869.JPG

Atualizado em 08/08/2017

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.