Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Destaque

Jornada acadêmica debaterá o papel da Linguagem no desenvolvimento humano e social, 24/08

No dia 24 de agosto, acontecerá na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Pato Branco a II Jornada Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano, um evento acadêmico que debaterá a presença da Linguagem em diferentes contextos sociais, ligados às áreas de educação, trabalho docente e, inclusive, à vida urbana. A programação contará com conferência, mesas-redondas, lançamento de livros e sessão de pôsteres. A realização é da UTFPR – Câmpus Pato Branco, por meio do Grupo de Pesquisa LAD’ Humano, com apoio do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

O Grupo de Pesquisa Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD’ Humano), iniciou em 2010. Desde então, desenvolve estudos voltados a pesquisas interdisciplinares promovendo o diálogo da Linguística com outras Ciências, tais como o Direito, a Educação, a Psicologia e a Comunicação, mantendo vínculo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo da Jornada é divulgar pesquisas já realizadas e pesquisas em andamento no âmbito do Grupo, uma vez que também atuamos no ensino e na extensão para a formação de novos pesquisadores”, explica o líder do LAD’ Humano, professor doutor Anselmo Pereira de Lima, docente da UTFPR – Câmpus Pato Branco.

Ao todo, 23 pesquisas integram a programação da II Jornada Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano, e serão apresentadas no debate proposto nas mesas-redondas e em formato de pôsteres. “O volume expressivo de trabalhos é resultado das vinculações do Grupo com estudantes e pesquisadores de diferentes instituições do Brasil, do Paraná, mas também da Paraíba e de Brasília”, pontua o professor Anselmo.

Além da realização da Jornada, na quarta-feira, dia 23 de agosto, duas integrantes do LAD’ Humano, mestrandas do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), defenderão as suas dissertações, são elas: Teresa Raquel Conte Demarco, com a pesquisa “Funções Linguístico-Psicológicas do assalto ao turno em situação de autoconfrontação cruzada: O trabalho docente em foco”; e Danieli Ghedin Sartori, com o estudo intitulado “Construção de sentidos da sobrecarga no trabalho de professores do Magistério Superior: O tema da saúde via atividade linguageira”.

Programação da Jornada

A programação da Jornada iniciará às 14h, no miniauditório do bloco R da UTFPR – Câmpus Pato Branco, com a conferência de abertura que trará a professora doutora Siderlene Muniz Oliveira, da UTFPR, abordando o método de instrução ao sósia. Em seguida, acontecerão três mesas-redondas, com a participação de professores, pesquisadores, alunos e egressos da UTFPR, além da professora doutora Rozania Moraes, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A partir das 18h15min, no hall do bloco B, iniciará a sessão de pôsteres, com trabalhos produzidos por alunas de graduação e mestrandas em Letras. A programação contará, ainda, com o lançamento de dois livros de autoria da professora doutora Siderlene Muniz Oliveira: “O trabalho docente no Ensino Superior”, Editora Mercado de Letras, 2015; e “Resenha e verbos de dizer: escrita acadêmica”, Editora UTFPR, 2016.

Mais informações sobre a Jornada, bem como a programação completa, estão disponíveis na página do LAD’ Humano no Facebook: https://www.facebook.com/ladhumano.

Atualizado em 09/08/2017

Assessoria de Comunicação com informações da jornalista Jozieli Cardenal Wolff, mestranda do PPGDR e integrante do LAD’ Humano

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.