Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2017 Agosto Com palestra Casa em Ordem, começa a III Feira do Conhecimento da Exporural 2017

Com palestra Casa em Ordem, começa a III Feira do Conhecimento da Exporural 2017

Com palestra Casa em Ordem, começa a III Feira do Conhecimento da Exporural 2017

Abertura da III Feira do Conhecimento (Acervo Lucas Piaceski - Agência PQPK)

Na noite desta segunda-feira (14), realizou-se a solenidade de abertura da III Feira do Conhecimento da Exporural 2017, no auditório do Centro Regional de Eventos, que segue de 14 a 18 ofertando palestras, mesas redondas, giro técnico, cursos, minicursos e workshop. Uma oportunidade ímpar de atualização para acadêmicos e profissionais. Em seguida, houve a palestra “Casa em Ordem”, com o Assessor Jurídico do Sistema FAEP, doutor Klauss Dias Kuhnen.

No discurso de abertura, o vice-presidente da FAEP, Oradi Caldato, também presidente do Sindicato Rural de Pato Branco afirmou que a casa precisa de várias reformas e a pessoa certa veio trazer o esclarecimento. O secretário de agricultura de Pato Branco, Clodomir Ascari, na ocasião representando o prefeito Augustinho Zucchi disse ser uma honra fazer parte da CCO, pois via a evolução de 2013, quando se realizou a primeira edição, para agora, em função da responsabilidade das entidades e quem ganha é toda a região. 

Citando nominalmente cada parceiro na organização do evento, o presidente da Sociedade Rural de Pato Branco, Eucir Brocco, salientou na abertura da III Feira do Conhecimento: “Temos palestras para todas as áreas. Acadêmicos e produtores vão levar conhecimento para a sua propriedade e faculdade. A partir de quinta-feira venham visitar os expositores agrícolas, instituições e leilões. Sábado a noite teremos o jantar beneficente realizado pelo Rotaracty Club, participem!”

Nesta terça-feira, seguiram os minicursos ofertados pela UTFPR e cursos, alguns de até 30 horas ofertados pelo SENAR nas dependências da Faculdade Mater Dei, que devem marcar a atualização profissional nas áreas de: Pecuária: Trabalhador na Bovinocultura de Corte, Trabalhador na Bovinocultura de Leite; Agricultura: Trabalhador na Forragicultura; Trabalhador na Operação e na Manutenção de Colhedoras Automotrizes; Agricultura: Trabalhador no Cultivo de Grãos e Oleaginosas, Atividades de Apoio Agrossilvipastoril: Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos; e Trabalhador na Ovinocultura. 

Casa em Ordem

O advogado e assessor da FAEP explanou sobre as principais obrigações que o produtor tem que atender em termos de legislação ambiental, trabalhista, previdenciária, sanidade, entre outras. A legislação trabalhista é uma das que sofreu reforma mais recente, trazendo inovações. “Em nosso ponto de vista, em que pese está sendo muito debatida, traz benefícios, não só ao produtor rural, mas para o empregador de modo geral. Para o produtor rural, em especial, tem a situação das horas in itinere (horas de trajeto ou horas de percurso), que para o produtor rural era cobrado, e também a questão da terceirização, em especial na atividade fim, que é uma demanda necessária pra o produtor rural”.

Klauss enfatiza que estar com a casa em ordem significa poder ter acesso a financiamentos e programas de governo. “Muitas vezes o produtor faz todo um programa e vai descobrir, lá na frente, que faltou um detalhezinho: um documento, uma aceitação em relação a dado de perfil profissiográfico (PCMSO), são informações que tem que estar gerando constantemente. A falta de entender isso é prejuízo direto no bolso, e impacta muito a vida do produtor”.

Ele salientou que o Sindicato de Pato Branco é um polo disseminador de informações, em vanguarda na região quanto às prestações de serviço que desenvolve. 

 

Minicursos UTFPR e amparo técnico

Durante a Feira do Conhecimento, a UTFPR Campus Pato Branco destaca-se na programação ofertando minicursos, com seus professores doutores, que também palestram na mesa redonda desta terça feira (15) sobre Tecnologia de Sementes, e acompanham o Giro Técnico do Programa Pecuária Moderna da quinta-feira.

Minicurso 1: Novas Propostas para o Manejo de Pastagens, com Profº Dr. André Brugnara Soares e Dr. Daniel Schmitt - UTFPR/PB

Minicurso 2: Soberania e Segurança Alimentar, com Prof. Dr. Olivo Dambros e Prof. Dr. Wilson Itamar Godoy /UTFPR-PB);

Minicurso 3 Vigor de Sementes: Conceitos, Testes e aplicações, com Prof. Dra. Adriana Paula D'Agostini Contreiras Rodrigues/UTFPR-PB

Minicurso 4: Morfologia e Aspectos a serem selecionados em gado de corte, com Med. Vet. Msc., Dr. Marcelo Marcos Montagner/ UTFPR-DV 

Minicurso 5: Uso de sensores na agricultura - monitoramento dos cultivos, com Marco Antonio Bosse/UTFPR-PB/ IC/CNPq

 

SERVIÇO

Terça-feira, (15), às 19h30

Mesa-redonda: Tecnologia de Sementes

Mediador Prof. Edson Roberto Silveira (UTFPR-PB / AEAPB)

1. Importância do resgate de sementes crioulas (Dr. Olivo Dambros/UTFPR-PB);

2. Atributos da qualidade de sementes (Dra. Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues/UTFPR-PB);
3. Legislação ligada a área de Sementes (Samira Tassa e Ildomar Fischer - Auditores Fiscais Federais Agropecuários - MAPA)

Quinta-feira (17) às 19h30

Mesa-redonda Pecuária Moderna

Mediador Prof. Vicente Michaliszyn (MATER DEI)

1. Programa Estadual Pecuária Moderna - Aspectos Técnicos (Pesquisador Eng. Agrônomo, Dr. Elir de Oliveira - (IAPAR).
2. Produção de carne de qualidade e comercialização; consumidor. (Isonel Rozin -  gerente comercial do Frigorífico Novicarnes).

A solenidade de abertura da Exporural 2017 acontecerá às 19h30 desta quarta-feira (16), no Auditório do Centro Regional de Eventos. O evento é gratuito aberto à participação de toda a comunidade.

Palestrante Dr Klauss Dias Kuhnen

Assessor Jurídico do Sistema FAEP, Dr Klauss Dias Kuhnen, palestrante 14.08                                     

 

Abertura trabalhos 15.08

Dr. André Bruganara Soares, da UTFPR-PB e palestrantes dos minicursos, em 15.08

Dr. Daniel Schmitt

Dr. Daniel Schmitt, bolsista pós-doutor da UTFPR-Pato Branco

Dr. Jean Mezzalira

Agrônomo Dr. Jean Mezzalira, do programa PISA-COOP


Atualizado em 14/08/2017

Assessoria de Comunicação, com informações da Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei e Feira do Conhecimento/Exporural

Acompanhe as notícias do Câmpus Pato Branco também no Facebook.

Ações do documento